02/07/2024 13h56 - Atualizado em 02/07/2024 13h57

Escolas da Rede promovem atividades para sensibilizar sobre diversidade durante ‘Semana da Inclusão’

Ação visa fortalecer o compromisso da Secretaria da Educação (Sedu) com a inclusão, valorização das diferenças e a promoção de ambientes acolhedores.

Durante a Semana da Inclusão, que aconteceu entre os dias 24 e 28 de junho, diversas escolas da Rede Pública Estadual de Ensino realizaram ações em prol da diversidade e da educação inclusiva no Espírito Santo. As iniciativas, envolvendo alunos, professores e a comunidade, incluíam oficinas, palestras, atividades sensoriais e depoimentos inspiradores, todas voltadas para desenvolver empatia e respeito às diferenças.

A gerente de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, Geovanne Berger, explicou que esse tipo de ação visa a fortalecer o compromisso da Secretaria da Educação (Sedu) com a inclusão, a valorização das diferenças e a promoção de ambientes acolhedores, destacando a importância de adaptar práticas pedagógicas para atender a todos os alunos com equidade.

“A inclusão é um desafio de melhoria da qualidade da Educação Básica. Para que os alunos, com ou sem deficiência, possam exercer o direito à educação em sua plenitude, é indispensável que a escola aprimore suas práticas, a fim de atender às diferenças”, afirmou Giovanne Berger.

Entre ações realizadas, destaca-se a “Semana da Sensibilização” da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Laranjeiras, localizada na cidade da Serra, na qual ocorrem palestras, rodas de conversa, debates, apresentação de pesquisas e peças teatrais sobre a temática e o depoimento de uma ex-aluna da EEEFM Dermeval Leite Ribeiro, situada em Água Doce do Norte, que compartilhou suas experiências e desafios, incentivando a superação de barreiras.

Já no município de Cachoeiro de Itapemirim, a EEEFM Wilson Resende e a EEEFM Hosana Salles promoveram oficinas lúdicas, ações interativas e decoração especial, com o intuito de promover um ambiente acolhedor aos estudantes do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Outras unidades escolares que também desenvolveram atividades, visando à reflexão sobre a temática, foram as EEEFM Rubens Rangem, em Colatina; EEEFM Pedro de Alcântara Galvêas, em Dores do Rio Preto; e EEEFM Maria Abreu Alvim, em Afonso Cláudio.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br