Estudantes de Cariacica utilizam smartphones como recursos pedagógicos em sala de aula
Objetivo da ação foi promover a conscientização dos estudantes sobre a importância de conferir a veracidade das informações antes de compartilhá-las.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Hunney Everest Piovesan, localizada no município Cariacica, desenvolveu, na última quinta-feira (07), um projeto sobre Fake News. O objetivo da ação foi promover a conscientização dos estudantes sobre a importância de conferir a veracidade das informações antes de compartilhá-las.
Durante a implementação do projeto, foram adotadas metodologias ativas, como estudo de caso e aprendizagem entre pares, para fomentar o engajamento e a aplicação prática do conhecimento. Além disso, os alunos utilizaram smartphones como recursos pedagógicos para a educação ainda mais conectada.
Após a leitura dos casos, os estudantes foram orientados a conferir a veracidade das informações, aplicando os conhecimentos adquiridos em sala de aula. A atividade não se limitou a uma análise superficial, ela foi contextualizada na vida real, conectando notícias fictícias a situações do cotidiano. “Isso proporcionou uma compreensão mais profunda e aplicada dos conceitos, incentivando a aprendizagem colaborativa”, destacou o professor de Matemática, Marcos Rodriguez.
“Por fim, os estudantes expressaram suas posições de maneira embasada e fundamentada, citando fontes confiáveis pesquisadas com o auxílio do smartphone”, completou o professor.
A estudante Ana Carolina Almeida Valadares contou ter apreciado bastante a aula, ressaltando o alerta sobre o cuidado com informações erradas e o potencial prejudicial delas. “Gostei muito da aula por alertar sobre tomar cuidado com informações erradas e o quanto podem prejudicar as pessoas, pois elas podem ter problemas psicológicos, ansiedade e depressão”, disse.
Texto: Thiago Mozzer
Informações à Imprensa:
Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza Ardiçon
gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7707/ 3636-7706/ 3636-7705