12/03/2024 16h30 - Atualizado em 12/03/2024 16h41

Estudantes de Cariacica utilizam smartphones como recursos pedagógicos em sala de aula

Objetivo da ação foi promover a conscientização dos estudantes sobre a importância de conferir a veracidade das informações antes de compartilhá-las.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Hunney Everest Piovesan, localizada no município Cariacica, desenvolveu, na última quinta-feira (07), um projeto sobre Fake News. O objetivo da ação foi promover a conscientização dos estudantes sobre a importância de conferir a veracidade das informações antes de compartilhá-las.

Durante a implementação do projeto, foram adotadas metodologias ativas, como estudo de caso e aprendizagem entre pares, para fomentar o engajamento e a aplicação prática do conhecimento. Além disso, os alunos utilizaram smartphones como recursos pedagógicos para a educação ainda mais conectada.

Após a leitura dos casos, os estudantes foram orientados a conferir a veracidade das informações, aplicando os conhecimentos adquiridos em sala de aula. A atividade não se limitou a uma análise superficial, ela foi contextualizada na vida real, conectando notícias fictícias a situações do cotidiano. “Isso proporcionou uma compreensão mais profunda e aplicada dos conceitos, incentivando a aprendizagem colaborativa”, destacou o professor de Matemática, Marcos Rodriguez.

“Por fim, os estudantes expressaram suas posições de maneira embasada e fundamentada, citando fontes confiáveis pesquisadas com o auxílio do smartphone”, completou o professor.

A estudante Ana Carolina Almeida Valadares contou ter apreciado bastante a aula, ressaltando o alerta sobre o cuidado com informações erradas e o potencial prejudicial delas. “Gostei muito da aula por alertar sobre tomar cuidado com informações erradas e o quanto podem prejudicar as pessoas, pois elas podem ter problemas psicológicos, ansiedade e depressão”, disse.

Texto: Thiago Mozzer

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