Estudantes de Colatina fortalecem autoconhecimento por meio do judô
Atividade uniu teoria e prática, com o objetivo de reforçar a importância dos esportes para o desenvolvimento dos jovens.
Os estudantes da 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Rubens Rangel, localizada em Colatina, participaram de uma imersão no universo do judô, arte marcial japonesa, durante as aulas de Educação Física. Orientada pelo professor Wilson Salume Marino, a atividade uniu teoria e prática, com o objetivo de reforçar a importância dos esportes para o desenvolvimento dos jovens.
Criada por Jigoro Kano, em 1882, o judô é uma adaptação do jiu-jitsu, que tem por objetivo desenvolver técnicas de defesa pessoal e fortalecer o corpo e a mente de forma integrada. Para trabalhar a luta, foram desenvolvidas atividades como explanação teórica, atividade de revisão, teste avaliativo e atividade prática. Nas aulas práticas, os alunos aprenderam de forma lúdica jogos de oposição, rolamentos, quedas, tipos de pegadas e deslocamentos no tatame, além dos golpes básicos do judô.
“As Artes Marciais se apresentam como uma ferramenta que tem um grande poder inibitório das atitudes violentas e fortalece a construção de um jovem com uma elevada autoestima, fator determinante para uma postura não violenta”, destaca o professor Wilson Salume Marino. A estudante Kaysla de Oliveira Santos Miranda Pereira conta que as aulas ajudaram a desmistificar o mundo das lutas e a fortalecer o autoconhecimento: “raramente estudamos sobre lutas na escola. Então, sem conhecimento pensamos logo em brigas e violência, mas não é uma boa forma de nos conhecermos".
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707