07/06/2024 15h58

Exposição em escola da Serra apresenta mulheres negras que marcaram a história

Durante este mês de junho, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professor João Antunes das Dores, na Serra, promove uma exposição fotográfica produzida pelos estudantes com releituras em fotos de mulheres negras que fizeram história no Brasil e em outras partes do mundo.

Alunas de diferentes turmas da unidade de ensino foram fotografadas por colegas durante as atividades desenvolvidas pelo 
projeto “Resiliência e Inspiração: Celebrando as mulheres negras que transformaram a história”. Nas fotos elas representam personalidades como as escritoras Conceição Evaristo, Maria Carolina de Jesus, Djaimilia Pereira de Almeida e Oprah Winfrey; a cientista Jaqueline Goes, a pintora Frida Kahlo, a jovem Malala Yousafzai e a jogadora de futebol da Seleção Brasileira Marta. 

 

O objetivo da ação foi apresentar aos alunos figuras femininas que se destacaram e se destacam no Brasil e no exterior, no cenário artístico, cultural e literário, com a finalidade de demonstrar o empoderamento feminino como estratégia de combate a violência contra a mulher.  O projeto foi iniciado a partir de rodas de conversas realizadas com as turmas de 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental da escola, nas quais foram apresentadas músicas com temáticas de empoderamento feminino e biografias de mulheres negras que fizeram história no Brasil e em outras partes do mundo. A partir das rodas de conversas, foi desenvolvida a caracterização artística, de modo a reproduzir fotos ou quadros icônicos dessas figuras públicas, por meio de fotografias.

 

A professora de Arte Fabiana Pereira, junto com a psicóloga Tuhany de Oliveira selecionaram 13 personalidades para releituras em fotos de 13 meninas da escola, contemplando uma menina por turma. A produção e as fotos foram realizadas em parceria com o Centro Municipal da Juventude (CMJ), de Planalto Serrano. “Estabelecer parcerias com instituições públicas e privadas está previsto em nosso Plano de Ação, sempre com o objetivo de contribuir para os projetos de vida de nossos estudantes”, afirmou o diretor da escola, Alexsandro Ferreira Nascimento.

 

Ao se verem em fotos bem produzidas e emolduradas, as reações das estudantes foram diversas com emoção, risadas impressionadas, choros, entusiasmo, espanto e muito orgulho próprio. A professora Fabiana Pereira falou sobre a reação das alunas que participaram do projeto. “No dia em que elas se viram nas fotos foi muito impressionante o primeiro contato de cada uma com a sua imagem. A surpresa, a emoção, a alegria... Fiquei muito emocionada, pois aprendi a importância de celebrar sempre a conquista das mulheres negras ao longo da história. Elas abraçaram a causa e foram protagonistas de suas vidas. Tenho certeza de que cada uma delas fará a diferença no mundo”, disse.

Uma das alunas fotografadas, Yasmim Santana de Souza, disse que ficou muito feliz e emocionada quando viu sua foto: “a minha foto vai ficar estampada aqui e a maioria das pessoas vão ver o meu rosto por muitos anos! Fiquei emocionada.”

 

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br
 / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706
 / 3636-7707

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI