14/06/2022 17h00 - Atualizado em 28/07/2022 16h40

Governo do Espírito Santo ganha destaque em investimentos na Educação durante pandemia

Matéria atualizada em 28/07/2022

A Educação no Estado do Espírito Santo tem ganhado destaque nos últimos anos. Mesmo em meio à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), os investimentos não pararam e o Governo capixaba é considerado o que mais investiu para que os alunos continuassem participando, com qualidade, do processo de ensino-aprendizagem.

O Ensino em Tempo Integral na Rede Estadual, por exemplo, teve a oferta de vagas quadruplicada em quatro anos, que ganhou a posição de melhor Ensino Médio do País. Ao todo são 132 escolas estaduais, em 75 municípios capixabas, totalizando mais de 53 mil matrículas.

Para o Ensino em Tempo Integral nas redes municipais, o Programa de Fomento à Implementação das Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Tempo Integral (PROETI) proporcionou que a oferta desse tipo de ensino chegasse a 86 escolas, distribuídas em 61 municípios. Até 2023 serão 175 escolas municipais de Tempo Integral, que chegará ao montante de R$ 135.675.000,00 repassados aos municípios.

O Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil e do Ensino Fundamental no Espírito Santo (Funpaes) também fez a diferença. Mais de R$ 319,8 milhões foram repassados aos municípios.

Na área da tecnologia não foi diferente. Foram entregues 60 mil kits, contendo chromebook, pacote de dados e pen modem aos alunos matriculados no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Pública Estadual. Foram investidos mais de R$ 182,7 milhões na distribuição dos equipamentos, ação que faz parte da política de ampliação do uso de tecnologia e inovação nos processos educativos das escolas. Os chromebooks garantem o acesso à infraestrutura tecnológica necessária ao ensino híbrido, em face da diversidade de condições sociais e econômicas dos estudantes.

A rede física também teve investimento expressivo. As unidades de ensino da Rede Estadual foram transformadas em verdadeiros canteiros de obras, o que marca uma revolução na rede física escolar, com investimentos de mais de R$ 187 milhões desde 2019. O Governo do Estado executa, nos 78 municípios, obras de construção, modernização, reforma e ampliação, além de construção de quadras.

Funpaes

O Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil no Espírito Santo (Funpaes) foi instituído pela Lei Estadual nº 10.787/2017, cujas normas e critérios regulamentam os procedimentos administrativos referentes ao repasse e à execução de recursos financeiros provenientes do fundo, ditado pelo Decreto Estadual nº 4.217-R/2018.

PROETI

O Programa Capixaba de Fomento à Implementação de Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (PROETI) visa ao cumprimento da Meta 6 do Plano Nacional e Estadual de Educação (PNL), que objetiva oferecer educação em Tempo Integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da Educação Básica. Com essa ação, o Governo do Estado passou a oferecer apoio às redes municipais para a criação/ampliação da oferta dessa modalidade de ensino.

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata