26/06/2025 11h23 - Atualizado em 26/06/2025 11h31

Matemática na prática: jogo de sinuca ajuda estudantes a compreenderem geometria

Os alunos tiveram a oportunidade de observar, medir, testar e registrar diferentes trajetórias da bola branca utilizando a régua e o transferidor.

Os estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Centro Interescolar Áttila de Almeida Miranda, localizada em Cachoeiro de Itapemirim, participaram, no último dia 17 de junho, de uma aula da eletiva "Matemática na Prática: Jogos, Estratégias, Desafios e Diversão". A atividade utilizou o jogo de sinuca como ferramenta didática para explorar, de forma concreta, o conceito de ângulos de entrada e saídas em colisões.

A aula, conduzida pelo professor Matheus Rodrigues Coelho, teve como objetivo principal desenvolver o raciocínio geométrico dos alunos por meio da prática de cálculo de ângulos de incidência e reflexão, aplicados em situações reais de jogo. Os alunos tiveram a oportunidade de observar, medir, testar e registrar diferentes trajetórias da bola branca utilizando a régua e o transferidor, prevendo resultados a partir de conhecimentos matemáticos.

Para o professor Matheus Rodrigues Coelho, a proposta trouxe engajamento e aplicabilidade ao conteúdo: “Esse processo incentivou os alunos a participarem e desenvolverem o raciocínio geométrico, além de criar estratégias nas jogadas”, destacou.

O estudante Romildo Oliveira Muniz, da 2ª série do Ensino Médio, falou com empolgação sobre a experiencia: “Achei muito legal, pois envolveu o jogo com o aprendizado. A gente tinha que calcular certinho os ângulos pra encaçapar a bola. Não dava pra chutar, tinha que pensar antes de jogar”, disse.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br

Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7888 / 3636-7707

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI