29/07/2019 14h34

Reforço para a Olimpíada de Língua Portuguesa são intensificado em escola de Cachoeiro

Este ano, o tema geral da Olimpíada é “O lugar onde vivo”.

Os alunos da 2ª série da Escola Estadual CEI Áttila de Almeida Miranda, localizada em Cachoeiro de Itapemirim, intensificaram, na última semana, a preparação dos trabalhos para a 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa. Depois de participarem do estudo teórico sobre o gênero documentário, os alunos fizeram visitas a locais previamente selecionados para produzirem fotos, vídeos e entrevistas.

Acompanhados por profissionais da escola, os grupos tiveram a oportunidade de conhecer de perto um pouco da história de pessoas e locais importantes do município. Como o tema geral da Olimpíada é “O lugar onde vivo”, o tour pela cidade promoveu a uma contextualização.

“Tivemos a oportunidade de passar quase toda a manhã na Fábrica de Pios. Foi incrível conhecer algo que faz parte da história da nossa cidade e que poucas pessoas conhecem. Foi uma experiência única”, comentou a aluna Rainara Araujo.

A professora Sheila Cristina Trevisol Guimarães falou sobre a importância da atividade. “Trabalhar com documentário é algo novo e desafiador, já que é a primeira vez que esse gênero é inserido na Olimpíada, o que significa um mergulho em novas ferramentas de aprendizagem. A experiência está nos ensinando muito. Além disso, ter a oportunidade de estreitar vínculos com a comunidade colabora para o desenvolvimento da cidadania”, afirmou.

Novidades

Nesta edição, a Olimpíada passa a homenagear uma personalidade e seu trabalho. A primeira homenageada é a escritora Conceição Evaristo. Outro destaque é para a inclusão de um novo gênero: o Documentário.

Além de Documentário, a Olimpíada também traz os gêneros Poema, Memórias literárias, Crônica e Artigo de Opinião. A partir desses gêneros, o professor deverá orientar seus alunos a escrever, em sala de aula, durante as oficinas, um texto sobre o tema “O lugar onde vivo”.

Para auxiliar nas oficinas, os professores terão acesso ao portal https://www.escrevendoofuturo.org.br/, que disponibiliza cadernos virtuais de apoio ao trabalho do professor. Para chegar à final, os participantes terão que passar por cinco etapas: escolar (na própria unidade de ensino), municipal, estadual, regional e, por fim, a etapa nacional.

Na premiação da etapa nacional, além da medalha, o professor ganhará uma semana de imersão pedagógica internacional, outra novidade desta edição. Todas as premiações e demais informações podem ser conferidas no regulamento disponível no site.

A Olimpíada

Com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem da leitura e escrita nas escolas públicas de todo o País, por meio de ações de mobilização para a formação de professores de Língua Portuguesa, o Itaú Social criou em 2002, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, o Programa Escrevendo o Futuro (Cenpec), voltado para ações de formação presencial e a distância. O programa disponibiliza materiais com orientações pedagógicas e promoção da reflexão sobre práticas educativas.

Em 2008, o programa foi ampliado a partir de uma parceria com o Ministério da Educação para a criação da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, um concurso de produção de textos entre alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª a 3ª série do Ensino Médio.

Nesta edição, a Olimpíada reforça a valorização da interação de crianças e jovens com seu território, e retoma o tema “O lugar onde vivo”. Assim, para participar do concurso, o estudante deve resgatar histórias, estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, o que contribui para o desenvolvimento de sua cidadania.

Confira o REGULAMENTO

Texto: Soraia Camata