25/03/2026 11h48 - Atualizado em 25/03/2026 12h51

Sedu amplia uso de Inteligência Artificial para produção de textos na Rede Pública Estadual

Estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino passaram a contar novamente, desde a última segunda-feira (23), com atividades de leitura e produção de textos com apoio de Inteligência Artificial (IA), após a disponibilização da plataforma para uso no ano letivo vigente pela Secretaria da Educação (Sedu).

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, destacou que a iniciativa integra uma estratégia já consolidada na Rede, que utiliza, desde 2019, a plataforma Letrus para correção de redações. “Em 2025, a ação foi ampliada para contemplar todas as séries do Ensino Médio. Em 2026, houve a inclusão de novos gêneros textuais, como e-mail, resenha e texto publicitário”, frisou o secretário.

“O uso da tecnologia, aliado a uma proposta pedagógica bem estruturada, tem contribuído para fortalecer a aprendizagem dos nossos estudantes. Esse resultado no Enem é reflexo de um trabalho contínuo, que valoriza a escrita, a leitura e o protagonismo dos jovens”, complementou.

Alinhadas ao currículo estadual e à Rotina Pedagógica Escolar (RPE), as atividades contribuem para o desenvolvimento da escrita dos estudantes. A partir das propostas conduzidas pelos professores de Língua Portuguesa, os textos produzidos são inseridos na plataforma, que realiza a correção e oferece devolutivas imediatas, auxiliando no aprimoramento contínuo da escrita.

“Com a metodologia adotada e o engajamento de professores e estudantes, o Espírito Santo vem alcançando resultados expressivos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em 2025, o Estado conquistou o primeiro lugar no ranking nacional, considerando a nota média de redação”, afirmou ainda o secretário.

Em seguida, a gerente de Ensino Médio, Endy de Albuquerque, ressaltou que a ferramenta também permite que os professores acompanhem o desempenho das turmas por meio de dados e relatórios, favorecendo intervenções pedagógicas mais direcionadas e qualificadas.

“O acesso à plataforma é realizado de forma on-line, pelos endereços professor.letrus.com.br, para docentes, e aluno.letrus.com.br, para estudantes. Para mais informações, a Gerência de Ensino Médio (GEM) está disponível pelo telefone (27) 3636-7873 ou pelo e-mail gem@sedu.es.gov.br”, explicou a gerente.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7888 / 3636-7707

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI