13/02/2019 11h36 - Atualizado em 13/02/2019 14h48

Sedu conhece experiências exitosas na Educação do Ceará

Foto: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Fortaleza
Equipe da Sedu durante visita à escola de Fortaleza

Ver de perto as estratégicas adotadas pela Rede de Ensino do Ceará, que fazem do estado referência em educação pública. Este é o objetivo da ida do secretário de Estado da Educação (Sedu), Vitor de Angelo, aos municípios de Fortaleza e Sobral, no Ceará. A visita teve início nessa terça-feira (12) e segue nesta quarta-feira (13).

Acompanhado da gerente de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Ana Pacheco, o secretário foi recebido, nessa terça-feira, pela secretária de Estado do Ceará, Eliana Estrela. O encontro serviu para renovar a parceria interinstitucional entre os dois estados e compartilhar experiências exitosas nas áreas da educação infantil e no ensino fundamental.

“Já temos um termo de cooperação técnica com o Ceará, que resultou no Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes). O objetivo da nossa visita, no início deste governo estadual e da minha gestão à frente da Secretaria da Educação, é estreitar os laços, conhecer um pouco mais de perto o que vem sendo desenvolvido aqui, além de avaliar o que pode ter aderência em nossa realidade. É uma visita de aprendizado”, explicou Vitor.

Ainda nesta terça-feira, os representantes da Sedu visitaram a Escola Municipal João Saraiva Leão, no bairro Lagoa Redonda (Distrito 6), em Fortaleza, para ver na prática como funciona o dia a dia das unidades de ensino. A Escola Municipal é uma das unidades com 100% dos alunos alfabetizados na idade certa. De acordo com o diretor Giovanni Sombra, os resultados obtidos são reflexo da parceria entre família, escola, equipe de professores e Secretaria Municipal da Educação. “É um trabalho em conjunto em que todos são responsáveis”, comentou o gestor.

Para o secretário Vitor de Angelo, as agendas dessa terça foram muito produtivas: “É sempre um aprendizado muito grande conhecer outras realidades e ver como funcionam. É claro que os estados são bem diferentes, mas muitos desafios são semelhantes e próximos. Olhar uma experiência como essa ajuda, também, a compreender os futuros desafios. Muito do que conheci é aplicável à realidade do Espírito Santo”, salientou.

Nesta quarta-feira (13), o secretário estará no município de Sobral, visitando novas unidades de ensino.

Texto: Mirela Marcarini

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Educação – Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Gustavo Rosa / Emanoele Rocha/ Caê Guimarães
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br/gustavorosa@sedu.es.gov.br/ecsrocha@sedu.es.gov.br/ caeguimaraes@sedu.es.gov.br
3636-7705 / 7706 / 7707