13/05/2025 12h16

Sedu lança Guia para o fechamento do trimestre no SEGES

O sistema de gestão é a porta de entrada dos dados educacionais e é por meio dele que são registradas todas as informações da vida escolar dos estudantes.

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Gerência de Estatística e Informação, lançou um Guia para o fechamento do trimestre no SEGES. Trata-se de um documento orientativo rápido, esquemático e objetivo com informações importantes a serem observadas por professores, pedagogos e Coordenadores Pedagógicos ao longo do processo de fechamento do 1º trimestre no Sistema Estadual de Gestão Escolar (SEGES).

O Guia é dividido por público-alvo: 1) professores e 2) pedagogos e Coordenadores pedagógicos. E é estruturado a partir dos pontos de atenção a serem considerados por cada um no processo de fechamento do trimestre no Sistema. Além disso, conta com um esquema informativo sobre o campo novo no Sistema, a “Média por Área de conhecimento (MAC)” e o seu cálculo, um Fluxograma com o passo a passo para o fechamento do trimestre no SEGES e links com os tutoriais necessários para tal.

Na última sexta-feira (09), foi realizado um treinamento on-line com as equipes de Gestão Escolar das regionais para orientar sobre o tema. Ao longo dos próximos dias, o treinamento será replicado pelas Superintendências Regionais para as escolas.

Esse é o segundo ano de implantação do novo SEGES, que apresenta diversas melhorias em relação ao anterior. O sistema de gestão é a porta de entrada dos dados educacionais e é por meio dele que são registradas todas as informações da vida escolar dos estudantes. O SEGES faz parte da rotina de todos e, ao mesmo tempo, subsidia a tomada de decisão tanto no espaço escolar quanto nas políticas públicas educacionais estaduais.

O gerente de Estatística e Informação, Marcelo Pereira Antunes, ressaltou a importância desse momento nas escolas da rede estadual. “O nosso objetivo é que a rotina de fechamento do trimestre no SEGES se consolide para todos os profissionais da educação envolvidos nesse processo, evitando que ao longo do ano haja retrabalho e acúmulo de ações pendentes no Sistema. Estamos em um processo contínuo de implantação de melhorias solicitadas pela rede e cada vez mais adequando o SEGES às demandas pedagógicas”, afirmou.

Para acessar ao Guia, clique aqui.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Deborah Hemerly

dahfialho@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7706 / 3636-7707

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI