25/03/2026 16h28

Sedu realiza cerimônia de premiação da 1ª OCMAT

A Secretaria da Educação (Sedu) realizou, nesta quarta-feira (25), a cerimônia de premiação da Olimpíada Capixaba de Matemática (OCMAT) 2025, reunindo estudantes da Rede Pública Estadual que se destacaram na competição realizada ao longo de 2025. A iniciativa integra as estratégias da Sedu para fortalecer o ensino da disciplina e estimular o protagonismo estudantil.

A olimpíada contemplou estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, organizados em quatro níveis, de acordo com as etapas de ensino. Ao longo do ano, a OCMAT foi estruturada em três fases, com avaliações progressivas que acompanharam o desenvolvimento dos participantes, desde provas objetivas aplicadas nas escolas até a etapa final, com questões discursivas realizadas em polos regionais.

A edição mobilizou praticamente 100% das escolas da Rede Estadual que ofertam as etapas contempladas, reunindo 145.196 estudantes nos 78 municípios capixabas.

O processo de classificação ocorreu de forma gradual, considerando os estudantes com melhor desempenho em cada fase. Na primeira etapa, mais de 14 mil estudantes avançaram para a fase seguinte. Já na segunda fase, 2.528 participantes garantiram vaga na etapa final, que exigiu maior aprofundamento e a apresentação das estratégias utilizadas na resolução dos problemas.

Como resultado, 724 estudantes foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze. A distribuição das premiações respeitou critérios proporcionais entre os níveis de ensino e assegurou a paridade entre meninos e meninas.

Para o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, a iniciativa reforça o compromisso com a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes. “A OCMAT vai além de uma competição. Ela estimula o pensamento crítico, a autonomia e o interesse dos nossos estudantes pela Matemática, ao mesmo tempo em que valoriza o trabalho desenvolvido nas escolas da Rede Estadual”, destacou.

Ao fim da solenidade, o secretário anunciou o calendário da edição de 2026 da Olimpíada Capixaba de Matemática: “As inscrições estarão abertas de 1º a 24 de abril, com a aplicação da prova da 1ª fase entre os dias 27 e 30 de abril. As etapas seguintes incluem a realização da 2ª fase em agosto e a divulgação dos premiados em outubro.”

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7888 / 3636-7707

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI