28/07/2025 10h25

Volta às aulas na Escola Graúna reforça identidade quilombola e vínculos com a comunidade

Unidade localizada em Itapemirim alia currículo estadual à valorização da cultura quilombola, com práticas pedagógicas que fortalecem a identidade dos estudantes.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Graúna, situada na comunidade quilombola Graúna, em Itapemirim, retomou as atividades letivas após o recesso escolar com ações que reafirmam seu compromisso com uma educação contextualizada, voltada para a valorização da cultura quilombola e o fortalecimento da identidade dos estudantes.

Funcionando em prédio moderno desde 2017, a unidade passou a ser oficialmente reconhecida como escola quilombola em 2021. Desde então, vem desenvolvendo um trabalho pedagógico que valoriza a cultura, os saberes tradicionais e a identidade quilombola, articulando teoria e vivência no cotidiano escolar.

As disciplinas ganham nomes adaptados à realidade local — Matemática é chamada de Étno-Cálculo e Língua Portuguesa é trabalhada junto às Narrativas Quilombolas, refletindo a preocupação da escola com uma abordagem pedagógica que respeita e representa os estudantes.

A volta às aulas é marcada por atividades integradoras, acolhimento e retomada de projetos importantes, como o grupo de dança “Raízes”, coordenado pela professora quilombola Raylane Santos, e a corporação musical COMUSGRA, constituída por estudantes quilombolas, com acompanhamento de um maestro.

A escola também conta com uma horta escolar, cultivada com apoio de um morador da comunidade quilombola, onde os estudantes aprendem, na prática, sobre cultivo, preservação ambiental e cultura alimentar tradicional.

Outro destaque é a forma de contratação dos professores, que dá prioridade a profissionais da própria comunidade quilombola, fortalecendo os laços entre escola e território.

Em 2026, a unidade dará mais um passo em sua trajetória: passará a ofertar o Ensino Médio, ampliando o acesso à educação para os jovens quilombolas e reafirmando seu papel como espaço de resistência, aprendizado e pertencimento.

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