16/09/2021 10h29

Centro Estadual de Tempo Integral promove ação de empoderamento feminino

O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Washington Pinheiro Meirelles, localizada em Itapemirim, promoveu o evento “Empreendedorismo Feminino e Carreiras”, ação da disciplina Eletiva Meninas Superpoderosas.

O evento contou com a participação de mulheres de diversos segmentos, dos municípios de Itapemirim e Marataízes, que compartilharam com as alunas as vivências e experiências profissionais acumuladas. O objetivo foi encorajar e despertar nas alunas adolescentes o papel individual e o potencial delas nos cenários sociais e políticos, além de conscientizá-las dos direitos e representatividades.

“Inicialmente, pretendíamos alcançar apenas as alunas da nossa disciplina Eletiva. Entretanto, percebemos a relevância de convidar todas as alunas do Ensino Médio”, disse a professora Mônica Gervásio da Silva.

Na oportunidade, as jovens alunas direcionaram perguntas às convidadas e compartilharam os medos e inseguranças em relação à escolha da carreira profissional. Três das mulheres convidadas foram ex-alunas da escola e demonstraram a relevância da comunidade escolar na construção das formações delas, motivando ainda mais as meninas da escola.

“Existem muitos tabus e preconceitos relacionados às carreiras e ao mercado de trabalho feminino. Nosso desejo, por meio de momentos como este, é refletir, apoiar e incentivar nossas alunas na realização de seus sonhos, motivá-las a serem protagonistas de suas histórias de vida”, ressaltou a professora Graziele Silva da Costa Machado.

A aluna Rayanne Souza Machado, que participou do momento, comentou sobre a importância da ação para as meninas. “Participar desse encontro foi maravilhoso. Posso afirmar que aprendi muito com todas as mulheres que foram convidadas. Conversar com mulheres fortes e empoderadas, que não tiveram medo de arriscar e foram em busca daquilo que realmente queriam, fez eu me sentir encorajada a correr atrás dos meus sonhos e a não ter medo do desconhecido”, disse.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI