14/09/2021 11h16 - Atualizado em 16/09/2021 09h02

Escola de Vila Velha promove palestra durante Jornada de Planejamento Pedagógico

Conforme o Calendário Escolar 2021 da Rede Estadual de Educação, o 3º trimestre do ano letivo começa nesta terça-feira (14) e termina no dia 14 de dezembro, totalizando 62 dias. Os professores da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Mário Gurgel, localizada em Vila Velha, participaram de atividades com a temática “Escuta Ativa”, durante a Jornada de Planejamento Pedagógico (JPP), realizada nessa segunda-feira (13).

A escola convidou a psicóloga Anna Merçoni, que ministrou uma palestra e um bate-papo com o tema “Um novo olhar para si”, em alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

A psicóloga apresentou dados, recortes de reportagens abordando como a pandemia afetou a saúde mental e elementos que possibilitam aos professores e à equipe pedagógica da escola identificar e trabalhar o ato da escuta, para ajudar pessoas próximas que passam por, ou que podem apresentar, transtornos emocionais e doenças psicossomáticas, de modo a ajudar a equipe escolar e os alunos. "Quando falamos com alguém, emitimos sinais sobre como estamos nos sentindo. Mas como ouvir se eu não me escuto?”, disse Anna Merçoni.

Para Renata Guedes, diretora da EEEM Mário Gurgel, o tema apresentado na palestra é de extrema importância neste momento de pandemia. "De forma a estreitar os laços e a empatia, pequenas atitudes podem ajudar nas relações dentro da comunidade escolar”, destacou. Ela também salientou que é importante um momento de escuta e compartilhamento dos pensamentos e ideias coletivas acerca deste momento complicado para a educação, tanto para os professores quanto para os alunos.

JPP

A Jornada de Planejamento Pedagógico tem como objetivo reunir equipes docentes para pensar as estratégias e organizar as atividades do novo trimestre.

Confira o Calendário Escolar 2021: https://rb.gy/ygdquc

Informações à Imprensa: