15/09/2021 12h14

SRE Nova Venécia promove encontro formativo sobre ‘raça e gênero na educação’

A Superintendência Regional de Educação (SRE) de Nova Venécia promoveu, nessa terça-feira (14), um encontro formativo com o tema “Perspectivas sobre raça e gênero na educação”. A ação foi realizada em parceria com a Comissão de Estudos Afro-brasileiros (Ceafro), que faz parte da Gerência de Educação do Campo, Indígena e Quilombola (Geciq), da Secretaria da Educação (Sedu).

O evento foi direcionado aos professores coordenadores da área de Ciências Humanas e contou com a participação da superintendente regional de Educação, Adriana Bonatto, além de supervisores escolares. A atividade foi conduzida pela técnica pedagógica da Secretaria da Educação, Anna Karoline da Silva Fernandes.

Durante o encontro formativo, foram apresentadas estratégias pedagógicas para a inclusão das temáticas de gênero e raça no currículo escolar. A discussão abordou, em especial, o papel protagonista de mulheres negras na história do Brasil, sobretudo, para a conquista da liberdade, ao atuarem de diversas formas para afrontar o poder instituído durante o sistema escravista.

“Por meio das discussões, espera-se incentivar práticas educativas que contemplem as contribuições dos negros e negras na formação da sociedade brasileira, de modo que as raízes africanas sejam valorizadas da mesma maneira que as demais culturas”, disse Anna Karoline da Silva Fernandes.

Informações à Imprensa:
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata