08/11/2022 10h34 - Atualizado em 07/11/2022 14h19

Todas as etapas da Chamada Pública acontecem de forma virtual, por meio do site www.sedu.es.gov.br.

A Chamada Pública Escolar 2023 da Rede Pública Estadual tem início nesta terça-feira (1º). O processo é dividido em duas etapas: entre os dias 1º e 21 de novembro, os alunos que já pertencem à Rede farão a Rematrícula; e entre os dias 22 de novembro e 22 de dezembro podem se inscrever alunos que pertencem a outras redes, mas que desejam ingressar em alguma escola pública Estadual. Tudo é feito de forma virtual, por meio do Sistemas Estadual de Gestão Escolar (SEGES) (CLIQUE AQUI E ACESSE)

A ordem cronológica da solicitação de Pré-Matrícula não será considerada como critério de priorização para a localização do estudante na vaga pleiteada. A Secretaria da Educação (Sedu) informa que os critérios para localização dos estudantes nas unidades escolares pleiteadas no processo de Chamada Pública Escolar obedecerão à seguinte ordem de prioridade: I – estudante público-alvo da educação especial; II – estudante que resida próximo à unidade escolar pleiteada, desde que haja vaga; III – estudante que tenha irmão(s)/irmã(s) estudando nessa unidade escolar, desde que haja vaga.

A divulgação e a consulta do resultado da Chamada Pública Escolar serão realizadas de forma on-line, por meio do site www.sedu.es.gov.br. Após a divulgação desse resultado, terá início a etapa denominada “Confirmação de matrícula”, em que os estudantes alocados automaticamente ou manualmente vão ter a oportunidade de confirmar a matrícula na escola indicada.

Novo Ensino Médio

O currículo do Novo Ensino Médio é composto pela Formação Geral Básica e pelo Itinerário Formativo. No ato de solicitação de rematrícula e pré-matrícula para a 1ª série do Ensino Médio, o estudante fará a indicação do Itinerário Formativo, de preferência, entre os ofertados pela unidade escolar selecionada.

Pode participar da Rematrícula o estudante que já está na Rede Estadual e pretende permanecer na mesma unidade escolar.

Pode participar da Pré-Matrícula o estudante que:

- Os estudantes que já pertencem à Rede Pública Estadual, mas desejam mudar de escola*;
- Está matriculado em uma escola da Rede Municipal, Federal ou Privada, e deseja vaga na Rede Estadual;

- Que não esteja matriculado em nenhuma unidade escolar;

*Os alunos pertencentes à Rede Estadual que desejam mudar de escola devem aguardar o período da Pré-Matricula.

PROTAGONIZA!

Deseja conhecer mais sobre as ofertas da nossa Rede e as escolas estaduais mais próximas de você? CLIQUE AQUI e acesse o Protagoniza!

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu