14/09/2021 11h18

Escola de Aracruz incentiva ensino por meio de prática experimental

Na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Ermentina Leal, localizada em Aracruz, professores buscam trabalhar os conteúdos aliando a teoria à prática, gerando resultados significativos para o aprendizado dos alunos.

Para o professor de Biologia Welington Peruch Júnior, aliar a prática à teoria enriquece a aprendizagem dos estudantes. “É muito importante que os alunos possam praticar e observar no dia a dia o conteúdo trabalhado em sala de aula. Essa aproximação da teoria e da prática traz bons frutos, o interesse dos estudantes aumenta, as aulas ficam mais dinâmicas e conseguimos, dessa forma, ter uma aprendizagem verdadeiramente significativa", disse.

As experiências do professor são realizadas com as turmas do Ensino Fundamental e Médio. Nos 9º anos, foram realizados experimentos com cromatografia em papel; indicador de ácido e base com repolho roxo; pesquisa de características dominantes e recessivas - cor dos olhos e polegar nas mãos cruzadas; boneco ecológico e observação de fenômenos físicos e químicos no meio ambiente.

A aluna Kamilly Borges Sepulchro Rodrigues comemorou o ensino por meio da prática. “Eu prefiro a aula prática, pois aprendo mais. O crescimento do boneco ecológico me surpreendeu. Foi uma experiência muito interessante”, afirmou.

Nas aulas de Ciências do 6º ano, a professora Silvana Silva Soares desenvolveu a experiência prática no processo de montagem de célula animal e anatomia humana. Os alunos realizaram a técnica de indicadores de ácidos e bases e confeccionaram um heredograma para reconhecer recessividade e dominância.

“A modalidade de Tempo Integral tem como finalidade encaminhar o aluno a ser o autor da sua história com escolhas conscientes. Na disciplina de Ciências, as práticas pedagógicas são a prática das teorias dos conteúdos ministrados segundo a Base Nacional Comum Curricular, colocadas em ação, o que facilita o aprendizado, estimula o discente e principalmente o faz perceber parte da imensidão que é a Ciência. Podemos dizer que tais práticas têm feito acontecer a iniciação científica nas escolas”, destacou Silvana Silva Soares.

Nas aulas de Física, com o professor Tiago dos Anos Lacerda, os alunos da 3ª série do Ensino Médio confeccionaram um motor elétrico feito com sucatas construído na aula de Práticas Experimentais.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI