16/12/2024 11h39

Escola de Vila Nova de Colares tem destaque em competição nacional de foguetes

As equipes que representaram a escola conquistaram medalhas de ouro e prata.

Na última semana, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Vila Nova de Colares, localizada na Serra, obteve destaque na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). O projeto, desenvolvido durante as aulas da eletiva “NASA PET: Rumo à MOBFOG”, capacitou os estudantes a construir e testar foguetes feitos de garrafa PET, proporcionando resultados excepcionais na competição.

Neste ano, a escola superou a meta inicial, levando seis equipes para a MOBFOG – três do Ensino Fundamental e três do Ensino Médio. As equipes do Ensino Fundamental conquistaram medalhas de ouro, enquanto as do Ensino Médio trouxeram medalhas de prata. Durante o evento, os estudantes participaram de oficinas e palestras, além de conhecer o jornalista e youtuber Iberê Thenório, do canal Manual do Mundo.

O projeto foi desenvolvido ao longo do ano letivo, com foco no ensino investigativo, unindo Física, Química, Engenharia e Astronomia. Segundo o professor Érick dos Santos, responsável pela iniciativa, o objetivo era estimular o interesse pela ciência e promover o protagonismo dos estudantes. “Essas experiências são fundamentais para a formação integral. É gratificante ver como os alunos amadurecem e retornam mais confiantes”, destacou o professor.

A estudante Maria Rita da Costa dos Santos, do 9º ano do Ensino Fundamental, celebrou o desempenho das equipes: “Fomos com um único objetivo: o ouro, e conseguimos! Foi uma experiência incrível”, comemorou a aluna. Já Rhyanne Santos Bravim, da 3ª série do Ensino Médio, ressaltou o impacto da experiência: “Aprendi muito sobre diferentes níveis de foguetes. Foi algo novo e intenso, eu super voltaria.”

Ainda entre os participantes, Guilherme Santos Bravim, da 1ª série do Ensino Médio, celebrou a experiência: “Foi minha primeira viagem para fora do Estado. Conheci pessoas incríveis e aprendi muito sobre como posso melhorar meus foguetes.” Adrian Pereira da Silva, do 9º ano, ressaltou as lições valiosas aprendidas com os erros e acertos: “Os lançamentos me fizeram refletir sobre como melhorar no futuro. Além disso, conhecer o Rio de Janeiro foi incrível.”

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7706 / 3636-770

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI