06/08/2021 13h37

Estudantes do Ensino Fundamental expõem atividades sobre genética

Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Lions Club de Colatina, realizaram uma exposição sobre Gregor Mendel, o “pai” da genética. Essa atividade possibilitou aprendizagem sobre genética, a ligação da hereditariedade e os primeiros experimentos de Mendel.

A exposição contemplou as disciplinas de Ciências e Práticas Experimentais de Ciências e também o desenvolvimento do protagonismo juvenil, bem como as habilidades de comunicação, liderança, organização, criatividade e proatividade. Todo o trabalho foi idealizado, organizado, montado e explicado pelos estudantes.

A exposição foi aberta ao público escolar e quem visitou pode apreciar: linha do tempo — a história e experimento de Mendel, vídeo, exposição de fotos, jogo da memória, uma representação de um pé de ervilha, microscópio e também recebeu folders informativos.

A atividade foi orientada pela professora Lainiki Camiletti. “Os estudantes tomaram a iniciativa da exposição e a realizaram com seriedade ao apresentar, explicar, recepcionar e acomodar todos os visitantes. Foi uma experiência maravilhosa”, disse a professora.

Para o estudante Lesiomar Strelow Junior, que liderou a exposição, o trabalho incentivou o protagonismo individual e em grupo. “Na produção do trabalho, alguns se dedicaram muito mais do que eu esperava, se soltaram, conseguiram dar o melhor de si. Gostei muito de saber que na sala existem vários protagonistas”, afirmou.

O estudante Kayo Cezar Ramos Mascarenhas Lima também participou da atividade. “Foi muito importante essa oportunidade de desenvolver o protagonismo. “Fiquei muito feliz em poder montar a representação das ervilhas e em apresentar o trabalho. Além do meu desenvolvimento pessoal, pude absorver mais o conteúdo quando realizei as pesquisas e me preparei para a apresentação”, destacou.

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI