14/07/2021 16h14

Estudantes praticam ‘Escrita e Oralidade Empresarial’ por meio de projeto interdisciplinar

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Clóvis Borges Miguel, localizada na Serra, está desenvolvendo o projeto interdisciplinar “Laboratório de Práticas de Escrita e Oralidade Empresarial”, entre as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da Base Técnica, com os m alunos da 3ª série do Ensino Médio.

O projeto busca a integração entre a educação básica e a formação profissional, promovendo e fortalecendo a prática da interdisciplinaridade. Aponta para o reconhecimento da necessidade de uma educação integradora de conhecimentos, experiências e saberes do mundo do trabalho e das disciplinas de Base Nacional Curricular.

O intuito é que o aluno perceba a integralidade dessas esferas disciplinares no seu dia a dia e, assim, possa trabalhar no desenvolvimento das habilidades intrínsecas ao curso, por meio das aulas práticas de escrita e oralidade. Isso permite que ele possa perceber a relevância organizacional de cada documento apresentado, bem como a sua participação na construção desses documentos, criando-se, assim, o reconhecimento de parte do projeto e o protagonismo nas organizações que por ventura irá trabalhar.

O projeto visa a criar uma ferramenta didática para a aprendizagem, com o objetivo de aliar a prática à teoria, sendo o aluno o protagonista na construção do ser profissional, que consiga perceber a necessidade de construir práticas organizacionais, procedimentos e ser o protagonista na aplicação dessas práticas.

Organização/desenvolvimento das aulas

O projeto teve início em junho, com término previsto para final de novembro. As aulas são desenvolvidas quinzenalmente na sala de aula ou na biblioteca, sendo uma aula de componente curricular de Língua Portuguesa destinada à aula do projeto. As aulas são direcionadas à prática da escrita correta de documentos e Atos Oficiais utilizados em rotinas administrativas. 

Para subsidiar o processo de aprendizagens dos estudantes foi elaborado material de estudo “Manual de Redação, Documentos e Atos Oficiais” para guiar professores e alunos. A partir do retorno do recesso escolar, o projeto será expandido para a disciplina de Matemática, com o título “Laboratório de Práticas Matemáticas Empresariais”.

Integração e articulação entre as disciplinas

A Língua Portuguesa torna-se uma importante área de atuação nesse projeto, visto que será responsável pela comunicação oral e escrita, das orientações em relação à norma culta padrão, exigida nos documentos, além de trabalhar com os gêneros textuais técnicos-empresariais e suas estruturas.

As disciplinas da área técnica norteadoras deste projeto são Métodos e Técnicas Administrativas, bem como a de Produção e Qualidade ministradas respectivamente pela professora Juselli de Castro Nazaré e professor Alexandre Revees Alvim que atuarão como orientadores do processo ensino aprendizagem.

Eles são responsáveis na formulação de materiais com textos e estudos de caso interdisciplinares às disciplinas participantes, oficinas para a compreensão de conceitos técnicos. Além disso, junto com o apoio pedagógico o acompanhamento para os professores de Língua Portuguesa em todo o período de atuação do projeto piloto no ano letivo vigente.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata

 

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