05/12/2024 16h36

Estudantes realizam pesquisas sobre problemáticas socioambientais e culturais da comunidade do Assentamento Paulo Vinhas

As pesquisas compõem os Trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos do 9º no Ensino Fundamental da Escola Córrego do Cedro, em Conceição da Barra.

Nessa quarta-feira (04), estudantes do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Córrego do Cedro, localizada em Conceição da Barra, apresentaram seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) para a comunidade escolar, com foco nas problemáticas socioambientais e culturais da comunidade do Assentamento Paulo Vinhas, no distrito de Itaúnas.

Sob a orientação da equipe de educadores, os alunos desenvolveram sete pesquisas que abordaram temas, como qualidade da água, impactos socioambientais na agricultura, mudanças climáticas na produção cafeeira, inclusão de pessoas com deficiência e questões de identidade racial. Os trabalhos foram apresentados diante de uma banca avaliadora e da comunidade escolar, evidenciando o protagonismo juvenil na identificação e solução de problemas locais.

“Aqui na escola, a gente precisa se envolver de verdade. Primeiro, observamos e identificamos problemas na nossa comunidade. Depois, entrevistamos famílias para entender melhor a situação e, a partir dessas informações, organizamos nosso TCC. É um trabalho que nos conecta com a realidade do lugar onde vivemos e nos ajuda a pensar em soluções práticas”, compartilhou a estudante Maysa dos Santos Rigoni, do 9º ano do Ensino Fundamental.

Segundo o educador Edmauro Santana Pereira, o TCC é fundamental para a formação dos alunos. “A pesquisa é um elemento central no processo pedagógico, essencial para a construção do conhecimento e para promover a autoidentificação dos estudantes com o território onde vivem. Isso fortalece o senso de pertencimento e o empoderamento dos educandos como agentes transformadores em seus contextos locais”, afirmou o professor.

A iniciativa se destaca pela conexão com a realidade local, proporcionando uma vivência educativa enriquecedora. A escola espera que essa prática continue fortalecendo a formação cidadã dos estudantes, consolidando-se como um marco no percurso formativo das futuras gerações.

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