17/04/2020 15h16 - Atualizado em 23/04/2020 09h37

IdeAção incentiva profissionais a divulgarem metodologias pedagógicas inovadoras

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Subsecretaria de Avaliação e Planejamento, instituiu o IdeAção, que é um incentivo à divulgação de metodologias inovadoras e projetos pedagógicos e a produção de objetos digitais educacionais por profissionais da Rede Estadual. A Portaria nº 051, que dispõe sobre as regras, foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (17).

“Esta iniciativa busca incentivar a divulgação de metodologias inovadoras e a produção de objetos digitais educacionais em uma perspectiva de reconhecimento e valorização do fazer pedagógico da rede para a rede”, disse a subsecretária de Avaliação e Planejamento, Isaura Nobre.

Entre os principais objetivos do IdeAção estão incentivar a reflexão da própria ação docente; dar visibilidade ao trabalho docente qualificado, exitoso, inovador, como forma de reconhecimento e valorização profissional; buscar soluções equitativas de acesso universal e iniciativas que incentivem a qualificação da prática docente; contribuir com a qualificação da prática pedagógica no sentido de estimular novas ações, a partir do conhecimento das iniciativas dos pares, formando uma rede de professores multiplicadores e contribuindo para o efetivo banco de formadores; entre outros.

As experiências docentes a serem submetidas ao IdeAção assumirão formatos específicos, prioritariamente, de produção de videoaulas e de cursos online a serem ofertados na plataforma Moodle. As videoaulas devem ser inseridas em canal específico a ser divulgado por edital de chamada.

As propostas de cursos online, desenvolvidas para o Moodle, devem ser submetidas, via formulário padrão divulgado por edital de chamada, especificamente por docentes que dominem o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e possam assumir a edição da própria sala, com o apoio da equipe técnica do Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (Cefope). As iniciativas serão selecionadas conforme critérios do edital de chamada e mediante apresentação da relevância da ação para área de conhecimento ou proposta de abrangência.

Para participar da chamada de seleção será obrigatória a apresentação da proposta e a assinatura do termo de concessão de compartilhamento de experiência e de uso de imagem por parte da Sedu. Os profissionais cujas propostas forem selecionadas receberão certificação e, quando cabível e possível, carga horária especial (CHE).

Confira a portaria AQUI.

Mais informações pelo telefone (27) 3636-7821 (Cefope).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon
(27) 3636-7705 / 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI