15/09/2021 11h28 - Atualizado em 19/11/2021 08h52

Sedu realiza Cerimônia de Posse de Diretores Escolares

A Secretaria da Educação (Sedu) realizou, nessa terça-feira (14), a Cerimônia de Posse de Diretores Escolares, de forma on-line. Foram apresentados novos cinco diretores, nomeados entre junho e setembro de 2021. A transmissão foi feita pelo canal da Sedu no YouTube.

Participaram da cerimônia o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo; o subsecretário de Estado de Administração e Finanças, Josivaldo Barreto; o subsecretário de Estado de Apoio Escolar, Aurélio Meneguelli; e a subsecretária de Estado de Planejamento e Avaliação, Isaura Nobre.

“Estamos marcando um momento importante de profissionais que vão assumir a gestão de uma unidade escolar. Sem desmerecer qualquer profissional, o diretor encontra-se em uma posição estratégica, na exata intercessão de decisões específicas. O gestor toma decisões do dia a dia escolar, mas também lida com a comunidade fora da escola, como pais, parceiros, entre outros. Vocês não são apenas gestores, mas também lideranças escolares, que precisa ter a visão de um todo, dos que estão sendo liderados. É um papel fundamental de ponto estratégico”, enfatizou Vitor de Angelo.

O evento foi conduzido pelo assessor de Gestão Escolar Marcelo Lema e sua equipe. “Vários estudos apontam as diferenças que o diretor escolar faz no trabalho e nos resultados da escola”, disse Marcelo Lema.

Para se tornar um diretor escolar, o profissional passa por um processo seletivo, que é conduzido pela Sedu, por meio da Assessoria de Gestão Escolar. Podem participar profissionais efetivos da Rede Estadual que se colocam à disposição para que possam contribuir com a educação como um todo. Os diretores fazem a gestão financeira, administrativa, e de pessoas, mas o foco é no trabalho da aprendizagem dos alunos. Entre os objetivos da seleção estão: celeridade ao processo, transparência, feedback, tornar o processo menos burocrático e automatizar etapas.

Os novos diretores são:

Adriano Ricardo as Silva Trabach – EEEFM Maria de Lourdes Poyares Labuto (Cariacica)

Joyce de Jesus Miana Quinteiro – EEEF Manoel Rosindo da Silva (Guarapari)

Marco Aurélio Villela Motta – CEEFMTI Agesandro da Costa Pereira (Vitória)

João Paulo Gusmão Teixeira – CEEFMTI Governador Gerson Camata (São Gabriel da Palha)

Alexsander Saluci Esquincalha – EEEFM Presidente Getúlio Vargas (Cachoeiro de Itapemirim)

Confira alguns dos depoimentos e expectativas dos novos gestores:

“Há dois meses estou na direção da Escola Maria de Lourdes Poyares Labuto. Minha perspectiva é ajudar a organizar os processos e tornar as coisas mais eficientes, pois a equipe é maravilhosa e tenho certeza que com minha ajuda os resultados podem ser ainda melhores”, afirmou Adriano Ricardo as Silva Trabach.

“Essa decisão de colocar meu nome à disposição do Estado veio a partir das minhas vivências em sala de aula e também das experiências como equipe gestora. Confesso que há muitos desafios, mas muitos aprendizados também. Como gestora, espero contribuir tanto para o desenvolvimento da escola quanto para o desenvolvimento da educação no Espírito Santo”, frisou Joyce de Jesus Miana Quinteiro.

“Vou entrar em uma nova experiência como gestor. Espero fazer uma gestão bem democrática, conversando com todos os seguimentos, tentando atender às demandas na medida do possível de aluno, de professor e de servidor. Minha expectativa é muito grande para essa nova empreitada”, pontuou João Paulo Gusmão Teixeira.

Assista a cerimônia: https://www.youtube.com/watch?v=QFNQjeVAq0o

Informações à imprensa: