08/07/2021 13h21

Superintendência de Nova Venécia promove palestra com tema ‘Amplificação simbólica de si mesmo’

A Superintendência Regional de Educação (SRE) de Nova Venécia promoveu, nessa quarta-feira (07), uma palestra para os diretores escolares, com o tema “Amplificação simbólica de si mesmo”, com um momento de vivência por meio de pinturas para expressar sentimentos.

A palestrante convidada foi a educadora e arteterapeuta Vanda Francischeto. No começo da ação, os diretores foram acolhidos com música e bolas de soprar em formato de coração, que foram usadas na dinâmica de apresentação. Em seguida, foi realizado um momento de introspecção, com um exercício de olhar para dentro de si.

A superintendente Adriana Bonatto contou que a arteterapeuta promoveu uma reflexão para o olhar atento que se deve ter para o outro, sem julgamento, e a real necessidade de se conhecer.

“A escola é um oceano de emoções, onde circulam sentimentos que muitas vezes passam despercebidos. Então, é preciso amplificar o olhar para o autoconhecimento e assim poder ajudar o outro”, disse Vanda Francischeto.

Após a produção dos diretores, os trabalhos foram trocados entre eles, de forma que cada um percebesse que todos têm feridas, mas que também têm realizações. Em seguida, foi proporcionado um momento de escuta, convidando os participantes a falarem sobre as experiências pessoais.

Informação à Imprensa:
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata