25/02/2019 11h02 - Atualizado em 01/03/2019 12h22

Abertas inscrições para Olimpíada de Língua Portuguesa

Foto: Arquivo

Alunos e professores já podem ir se preparando para a 6ª edição da “Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro”. Os apaixonados pela língua oficial do Brasil têm até o dia 30 de abril para se inscreverem na disputa, acessando o endereço https://www.escrevendoofuturo.org.br/.

Podem se inscrever professores que estejam lecionando para alunos de escolas da rede pública matriculados nos seguintes anos escolares: 5º, 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. Todas as informações para saber como participar, podem ser conferidas no Regulamento da Olimpíada de Língua Portuguesa – CLIQUE AQUI!

Novidades

Nesta edição a Olimpíada passa a homenagear uma personalidade que atue em consonância com as diretrizes do trabalho que realiza. E a primeira homenageada é a escritora Conceição Evaristo. Outro destaque é para a inclusão de um novo gênero: o Documentário.

Além de Documentário, a Olimpíada traz os gêneros Poema, Memórias literárias, Crônica e Artigo de Opinião. A partir desses gêneros, o professor deverá orientar seus alunos a escrever, em sala de aula, durante as oficinas, um texto sobre o tema “O lugar onde vivo”.

Para auxiliar nas oficinas, os professores terão acesso ao porta lhttps://www.escrevendoofuturo.org.br/ , que consiste em cadernos virtuais de apoio ao trabalho do professor. Para chegar à final, os participantes terão que passar por quatro etapas, que são: etapa escolar (na própria unidade de ensino), etapa municipal, etapa estadual, etapa regional e, por fim, a etapa nacional.

Na premiação da etapa nacional, além da medalha, o professor ganhará uma semana de imersão pedagógica internacional, outra novidade desta edição. Todas as premiações e demais informações podem ser conferidas no regulamento disponível no site.

A Olimpíada

Com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem da leitura e escrita nas escolas públicas de todo País, por meio de ações de mobilização para a formação de professores de Língua Portuguesa, o Itaú Social criou em 2002, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, o Programa Escrevendo o Futuro (Cenpec), voltado para ações de formação presencial e a distância. O programa disponibiliza materiais com orientações pedagógicas e promoção da reflexão sobre práticas educativas.

Em 2008, o programa foi ampliado a partir de uma parceria com o Ministério da Educação para a criação da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, um concurso de produção de textos entre alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª a 3ª série do Ensino Médio.

Nesta edição, a Olimpíada reforça a valorização da interação de crianças e jovens com seu território, e retoma o tema “O lugar onde vivo”. Assim, para participar do concurso, o estudante deve resgatar histórias, estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, o que contribui para o desenvolvimento de sua cidadania.

Texto: Soraia Camata

Assessoria de Comunicação Secretaria de Estado da Educação

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Emanoele Rocha/ Caê Guimarães

mmczanotelli@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br/ecsrocha@sedu.es.gov.br/ celguimaraes@sedu.es.gov.br