26/09/2019 13h43 - Atualizado em 26/09/2019 13h44

Abertura da 'Formação de Diretores' reúne cerca de 500 profissionais da Rede Estadual

A ação formativa é destinada aos profissionais efetivos que desejam assumir a função nas unidades escolares.

Cerca de 500 profissionais da Educação, entre atuais diretores, professores e pedagogos, estiveram reunidos para a cerimônia de abertura da “Formação Inicial de Diretores Escolares da Rede Pública Estadual de Ensino”, na noite de quarta-feira (25), no Palácio Anchieta, em Vitória. Entre as autoridades da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) estavam o secretário, Vitor de Angelo, e a subsecretária de Planejamento e Avaliação, Isaura Nobre.

“A formação tem, entre muitos objetivos, conectar a secretaria com vocês, que estão diariamente com os alunos. Essa troca de experiência de quem está na escola e nós, que ficamos na central, é necessária. As escolas são dos nossos alunos e é por eles que estamos nesse trabalho”, disse Vitor de Angelo.

A ação formativa é uma iniciativa da Sedu, coordenada pelo Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (Cefope) e a Assessoria de Gestão Escolar. É destinada aos profissionais efetivos da Rede Estadual que desejam assumir a função nas unidades escolares jurisdicionadas às Superintendências Regionais de Educação (SRE) de Carapina e Cariacica.

A diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Aflordízio Carvalho da Silva, Míriam Zaneti, é uma das profissionais que irá participar e disse que, mesmo com sete anos na gestão, “é preciso se atualizar sempre, porque os desafios são muitos e mudam com o passar do tempo”.

A formação

A qualificação está estruturada na modalidade semipresencial, com carga horária de 80 horas e execução prevista de setembro a dezembro de 2019. Está baseada na perspectiva da gestão democrático-participativa, centrada nos eixos que norteiam a gestão escolar: gestão de pessoas, liderança e participação, gestão pedagógica e resultados educacionais, complementados com atividades práticas e com entregas de produtos durante o percurso formativo.

Texto: Soraia Camata

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata