Alunos criam campanhas publicitárias em aulas de Língua Portuguesa
O objetivo da atividade foi desenvolver a aprendizagem do texto argumentativo.
Os alunos do 8º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Dr. Jones dos Santos Neves, em Baixo Guandu, tiveram uma atividade sobre “consumo x consumismo”. Eles criaram campanhas e anúncios para divulgar a venda de uma ideia ou produto inusitado/divertido. A atividade foi proposta pelo professor de Língua Portuguesa, Bruno Henrique Castro de Sousa.
“Os alunos se dividiram na criação de anúncios para venda de ‘produtos’ como preguiça, cansaço, areia no deserto e medo. Eles precisaram criar argumentos para a venda desses ‘produtos’, em que o público-alvo foram os professores e funcionários da nossa escola, que foram convidados para a atividade”, disse Sousa.
O público foi orientado a “comprar” apenas o produto do grupo que apresentasse melhor persuasão e argumentação, como um texto não-verbal, através de cartazes: “Além de desenvolverem a campanha e o texto argumentativo, os estudantes precisaram pensar em títulos curtos e chamativos, textos explicativos ou argumentativos e emprego adequado da linguagem ao tema do anúncio e ao perfil do público-alvo”, explicou o professor.
Os estudantes foram avaliados no decorrer da ação, no desenvolvimento dos conteúdos de interpretação e compreensão de texto, contexto, intertexto e dos descritores da matriz de referência de língua portuguesa que tratam de textualidade.
“A ação contribuiu para que os alunos pudessem ter clareza na diferença entre Consumo e Consumismo, que Publicidade e Propaganda se diferem, embora no Brasil ainda não se faça distinção rígida, em outros países as fronteiras entre uma e outra são mais claras. Os alunos entenderam que, normalmente, a publicidade tem fins comerciais e promove a venda de produtos”, afirmou Sousa.
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