Alunos de Afonso Cláudio realizam visita técnica à Capital
A iniciativa buscou proporcionar aos estudantes uma compreensão mais profunda sobre a importância do povo Afro-brasileiro na formação da sociedade capixaba.
Estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) José Cupertino, localizada no município de Afonso Cláudio, participaram, na última quarta-feira (08), de uma visita técnica ao Museu Capixaba do Negro, em Vitória, e à Casa de Memórias, em Vila Velha. A iniciativa buscou proporcionar aos estudantes uma compreensão mais profunda sobre a importância do povo Afro-brasileiro na formação da sociedade capixaba.
Durante a primeira parada, na capital do Estado, os alunos receberam uma palestra do monitor do Museu Capixaba do Negro, Matheus Santos, explicando a história e a criação do museu. Ainda no local, debateram sobre as contribuições culturais dos povos de origem africana, seu crescimento e o legado deixado ao longo da história do Brasil por meio de suas lutas pela conquista de espaço e reconhecimento.
Em seguida, na Casa de Memórias, uma das únicas estruturas do século XIX da cidade ainda de pé, o grupo conheceu o acervo permanente da instituição que retrata a história e memória do município e do Estado nos últimos 100 anos.
Segundo a professora de História e responsável pela visita técnica, Joelva Borges, a ação contribui para uma compreensão ampla do papel fundamental desempenhado pelo povo africano na formação da sociedade brasileira.
Ao final do passeio, o estudante Leandro Mota destacou que a atividade foi enriquecedora, pois esclareceu muitas dúvidas sobre a relação da história do povo africano.
Informações à Imprensa:
Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza Ardiçon
gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7707/ 3636-7706/ 3636-7705