07/06/2019 13h53 - Atualizado em 07/06/2019 15h20

Alunos de Alegre discutem atualidades sobre projeto interdisciplinar

O “Café Iluminista” reuniu as disciplinas de História, Matemática e Língua Portuguesa.

Por meio do projeto “Café Iluminista”, desenvolvido na Escola José Corrente, em Alegre, os professores trabalharam com os alunos a oralidade e a argumentação sobre temas atuais com base em ideias de pensadores iluministas como Voltaire, Montesquieu, Rousseau e Jonh Locke.

A ação foi organizada pelo professor de História, Ronilson Oliveira Paulino, que contou com a participação das professoras Joelma Bello, de Língua Portuguesa, e Rosilene Vimercati, de Matemática. “A atividade teve como propósito fixar o conteúdo dos alunos sobre o ‘Iluminismo’, fazendo uma ligação do conteúdo com a realidade na qual estão inseridos, tendo sempre como eixo central o uso da ‘razão’ e do ‘diálogo na tomada de decisões’ ”,contou Ronilson de Oliveira Paulino.

Participaram do projeto os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental, em atividades como roda de conversa, momento de meditação e confraternização. “Foi possível trabalhar a interdisciplinaridade entre os professores de História, Matemática e Língua Portuguesa. A professora de Português utilizou a atividade para trabalhar textos argumentativos junto a sua disciplina. Já a professora de Matemática trabalhou a receita dos alimentos que os alunos trouxeram para a confraternização em forma de fração e números decimais”, relatou o professor organizador da atividade.

A aluna Ritsa de Lourdes Carcabrine elogiou a ação do professor. “Podemos parar e refletir como está a nossa sociedade e o que podemos e devemos fazer para contribuir para um mundo melhor, exercendo nosso papel como cidadãos ativos e conscientes. O professor Ronilson e a professora Joelma nos levaram a refletir sobre muitos assuntos através do diálogo e da argumentação. Para finalizar, tivemos um café compartilhado”, disse Ritsa.

A aluna Vany Sara dos Santos Paiva gostou da aula pela possibilidade de compartilhar as ideias. “Percebi uma grande concentração e participação de todos alunos. Também foi importante a parte de meditação mediada pela professora Joelma. Nos conectamos com o nosso consciente, refletimos sobre a nossa vida. Só tenho a agradecer pela ótima aula que tivemos e pela iniciativa do professor de História em nos proporcionar esse momento”, detalhou.

Texto: Soraia Camata

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata

(27) 3636-7705/ 7706/ 7766/ 7888

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI