Alunos de Governador Lindenberg propõem melhorias para trânsito local
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professor Carlos Mendes, localizada no município de Governador Lindenberg, realizou, na última quarta-feira (06), o projeto “Transporte, Acessibilidade e Meio Ambiente: Caminhos para uma Mobilidade Inclusiva e Sustentável”. A iniciativa buscou despertar a consciência dos alunos sobre os desafios de acessibilidade e a importância de um sistema de transporte inclusivo e sustentável.
Para trabalhar com os estudantes os conceitos de mobilidade, acessibilidade, evolução dos meios de transporte e desenvolvimento tecnológico, uma exposição oral, apresentação de slides e atividades práticas serviram como base teórica e alicerce das atividades. Nelas, os alunos foram incentivados a aplicar os conhecimentos adquiridos de forma crítica e criativa.
Entre os exercícios realizados, destaca-se o desafio em que os estudantes deveriam buscar propostas reais para solucionar problemas do cotidiano, por meio de ideias inovadoras, a fim de melhorar a mobilidade urbana e enfrentar os desafios de acessibilidade. Além disso, foi promovido o desafio da imersão “Vivenciando Desafios de Acessibilidade”, no qual as dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência eram simuladas.
A professora de Biologia Juliana Guedes da Silva frisou que os estudantes desenvolveram maquetes representando o percurso entre a escola e a praça da comunidade, sugerindo adaptações necessárias para facilitar a mobilidade de pessoas com deficiência visual e com mobilidade reduzida.
“A iniciativa destacou o valor da inclusão e da sustentabilidade, não apenas como conceitos teóricos, mas como práticas essenciais para uma sociedade mais justa. O projeto foi uma experiência transformadora, que integrou conhecimento, empatia e cidadania em prol de uma mobilidade mais inclusiva e consciente”, afirmou a professora Juliana Guedes da Silva.
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