14/06/2022 11h27

Alunos de Guarapari conhecem aldeia indígena em Aracruz

Ação foi realizada como atividade da disciplina eletiva "Conscientização Turística".

Os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Doutor Silva Mello, localizada em Guarapari, participaram da eletiva "Conscientização Turística". A proposta da disciplina teve como objetivo promover a sensibilização dos estudantes, com foco na integração e cooperação em atividades turísticas do município.

Diferentes temáticas foram apresentadas aos alunos, como o turismo de saúde, turismo religioso, turismo de esporte, turismo cultural, etnoturismo, entre outros. No final do ciclo de estudos, as professoras Aline Brandão (História) e Fernanda Geraldo (Arte) promoveram uma imersão cultural na aldeia indígena Piraque-açú, de etnia Guarani, em Aracruz.

“O encontro com as nossas raízes históricas contou com roda de conversa, em que os alunos puderam entender mais sobre o etnoturismo e a importância de manterem viva a cultura, os mitos e tradições”, disse a professora Fernanda Geraldo.

Na aldeia indígena, os estudantes e professoras participaram de apresentações musicais, danças, lançamento de arco e flecha, e conheceram o artesanato da etnia e o rio Piraque-açú.

"Foi uma mistura de emoções. Tivemos contato com coisas diferentes do nosso dia a dia. Fiquei muito feliz por aprender mais sobre a cultura indígena que não é muito falada e, em pleno século 21, ainda vemos preconceitos por ser uma cultura diferente e por conta dos estereótipos criados ao longo dos tempos", disse a estudante Betânia Santos.

Informações à Imprensa: 
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI