18/12/2019 15h06

Alunos de Guarapari exibem filme produzido nas oficinas do 26ºFCV Itinerante

O filme “Monazi”, realizado pelos estudantes, resgata a história da cidade e terá trilha sonora executada ao vivo.

Mais de 30 alunos de Escolas Municipais e Estaduais de Guarapari, sendo 12 da oficina de Trilha Sonora e 21 das aulas de Realização em Cinema e Vídeo, produziram entre os dias 09 e 13 de dezembro, o curta-metragem “Monazi”. O filme  será exibido na abertura do 26º Festival de Cinema de Vitória Itinerante, que ocorrerá no próximo dia 10 de janeiro, em frente ao Quiosque 18, na Praia do Morro, em Guarapari.

O curta resgata a história da cidade e terá sua trilha sonora executada ao vivo. O oficineiro da turma de Trilha Sonora, o músico Fábio Carvalho, orientou os alunos por uma semana e revela se sentir grato pela troca de experiências. “A resposta dos alunos foi maravilhosa. Eles ficaram apaixonados pelo Congo, por isso é tão bacana fazer esse tipo de intervenção. A gente estimula e fortalece a identidade cultural do capixaba, em particular desses jovens que foram beneficiados com a oficina”, enfatiza.

Wesley Jhoni de Jesus Marques, aluno da EEEFM Lyra Ribeiro, que participou da turma instruída por Fábio Carvalho, toca flauta, violão e percussão há cinco anos. Ele tem o sonho de viver de música e conta que a experiência foi muito rica e proveitosa. “Estou prestando vestibular para a faculdades de música. Já desenvolvo um trabalho com flauta para idosos na minha comunidade e pude aprender bastante na oficina”, disse Wesley Jhoni.

Para o instrutor da turma de Realização em Cinema e Vídeo, o cineasta Bernard Lessa, a troca de ideias rendeu, além do aprendizado técnico, uma rica experiência de construção. “A gente trabalhou um pouco da técnica da imagem audiovisual e, sobretudo, a importância de se desenvolver e explorar o nosso próprio olhar paro mundo, encontrar a nossa voz em meio a tantas vozes”, comenta o cineasta.

O filme “Monazi” tem como foco principal o Radium Hotel, um dos importantes monumentos da história do Estado. O curta também é uma forma de recontar partes da história da própria cidade de Guarapari. A turma da oficina, incluiu, ainda no roteiro outros importantes pontos da cidade para contar sua história, como as ruínas e a igreja Nossa Senhora da Conceição.

Além do curta-metragem, a programação de abertura exibirá o filme de comédia nacional “Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral”, de Halder Gomes. Para fechar a noite, o cantor Tunico da Vila, grande revelação do samba contemporâneo, vai se apresentar no festival. Toda a programação é gratuita.

O 26º Festival de Cinema de Vitória Itinerante conta com o patrocínio do Ministério da Cidadania, por meio da Lei de Incentivo à Cultura; da ArcelorMittal; Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE; Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine. Conta, ainda, com o copatrocínio da concessionária de energia EDP e com o apoio da Rede Gazeta e da Secretaria da Cultura do Espírito Santo (Secult), por meio do Edital de Chamamento 05/2019, além do apoio institucional do Shopping Vitória. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Com informações da Assessoria de Imprensa da Galpão Produções

Informação às escolas:
Sugestões de notícias devem ser enviadas para o e-mail pauta@sedu.es.gov.br

Informações à imprensa:
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon