04/07/2023 10h43 - Atualizado em 04/07/2023 10h44

Alunos de Rio Novo do Sul participam de aula de capoeira

Os estudantes ouviram uma palestra sobre a capoeira e conheceram instrumentos e sons que fazem parte da cultura africana.
 

Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Waldemiro Hemerly, localizada no município de Rio Novo do Sul, participaram, na segunda-feira (26), de uma aula de campo sobre capoeira e cultura africana. A iniciativa faz parte da eletiva "Sons do Brasil - Ritmos Brasileiros" e, para essa ação, contou com a participação do contramestre Ítalo Machiori Marinho, mais conhecido como "Esquilo", e sua esposa, Mariana da Silva Casé, para ministrar uma palestra sobre o assunto.

Durante a apresentação, o palestrante compartilhou informações sobre seu projeto social intitulado "Filhos da Arte", no qual se dedica voluntariamente ao ensino da capoeira à comunidade local. Além disso, Mariana da Silva Casé destacou a fabricação de instrumentos musicais de origem africana e indígena, utilizando materiais recicláveis e naturais, ressaltando seus sons e a importância desses instrumentos em cerimônias tradicionais.

Por fim, Esquilo abordou a história e o contexto da capoeira, evidenciando sua relevância como manifestação cultural afro-brasileira. Após a palestra, os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar uma roda de capoeira, acompanhada de música e palmas. Cada aluno teve a chance de experimentar os movimentos e tocar os instrumentos, proporcionando uma experiência prática e interativa.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri
iclsmiguez@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI