15/05/2023 11h26

Alunos de Santa Maria de Jetibá aprendem sobre reprodução vegetal

A reprodução vegetativa permite multiplicar plantas sem a necessidade de sementes.

Alunos da 2ª série do curso técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Graça Aranha, em Santa Maria de Jetibá, receberam, na última sexta-feira (12), uma aula prática sobre reprodução vegetal por estaquia.

A professora de Recuperação de Áreas Degradadas, Luciene Laurett, destacou que a técnica permite a reprodução das plantas sem a necessidade do cruzamento genético. As mudas geradas por estaquia terão a mesma carga genética que a matriz. “A reprodução vegetativa permite multiplicar plantas sem a necessidade de sementes”, disse Luciene Laurett.

Outros assuntos debatidos durante a execução das tarefas foram a homogeneização do solo por meio da utilização do composto de substratos, a importância de fornecer os cuidados como rega e luminosidade adequados às plantas em processo de enraizamento e o reaproveitamento de material reciclável tais como garrafas PET para produção de vasos.

Luciene Laurett contou ainda que, ao fim da aula, as mudas produzidas puderam ser utilizadas como presentes criativos para o Dia das Mães, comemorado nesse domingo (14).

A estudante Veronica Ott explicou o processo de produção estudado. “Com a estaquia, cortamos um pedaço saudável da planta mãe e plantamos em vasos contendo substratos para que desenvolvessem raízes”. E completou dizendo: O uso de garrafas como vasos é uma solução inteligente para reutilizar materiais e ajudar o meio ambiente”, afirmou a estudante.

Geiza Ardiçon
gardicon@sedu.es.gov.br