23/09/2019 13h13

Alunos de São Roque do Canaã realizam atividade integrada

A ação realizada pelas escolas Felício Melotti e David Roldi teve como tema a valorização da vida.

As Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Felício Melotti e David Roldi, ambas de São Roque do Canaã, realizaram, no último dia 11, a segunda atividade de um trabalho de integração entre os estudantes das 3ª séries com o tema de valorização da vida. Essas atividades fazem parte de um projeto que tem como objetivo, promover debates sobre assuntos da atualidade e possíveis temas de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019.

A atividade integrada foi uma dinâmica denominada World Café. Em quatro rodadas de diálogos estratégicos, a partir de diferentes perguntas sobre a temática escolhida pela escola, os estudantes tiveram a oportunidade de debater, discutir e argumentar sobre diferentes ideias e pontos de vistas.

Segundo a estudante da 3ª série da Escola Felício Melotti, Thayla Helena Kuster, a atividade superou as expectativas, “pois oportunizou que todos pudessem participar, respondendo aos questionamentos, até os alunos mais tímidos falaram, deram suas opiniões. Meus colegas disseram que gostaram muito”, disse.

Sarah Guerini Cavalcanti, estudante da 3ª série da Escola David Roldi, disse que atividades como essas deveriam acontecer novamente, “foi maravilhosa a dinâmica que vocês fizeram. Gostamos de participar e aprendemos muito”.

A gestora da Escola Felício, Soneide Maria Caliari Mariani, considerou que a estratégia utilizada permitiu um trabalho colaborativo, fazendo com que os estudantes pudessem visualizar, ao final da plenária, uma “redação”, com introdução, desenvolvimento e conclusão sobre a temática proposta, sem perceber que era isso que estava sendo produzido ao longo da dinâmica por eles.

“Nossa maior preocupação foi de integrar todos os estudantes durante a atividade com equidade, permitindo que todos participassem, produzindo um texto dissertativo-argumentativo, coletivamente”, disse a gestora.

Texto: Soraia Camata

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata