07/07/2023 14h56

Alunos de Vitória aprendem conteúdos de História por meio de ferramenta interativa

Absolutismo e Iluminismo foram os temas ensinados por meio da plataforma Quizizz.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Major Alfredo Pedro Rabayolli, localizada em Vitória, desenvolveu, durante a aula de História da última quarta-feira (28), atividades sobre Absolutismo e Iluminismo, por meio da plataforma Quizizz.

A ação teve como objetivo utilizar a ferramenta para promover a aprendizagem de história, envolvendo os alunos de forma interativa, fornecendo feedback imediato e personalizando o conteúdo para atender às necessidades individuais.

Segundo o professor André Pfister Monteiro, a atividade contou com o engajamento ativo dos alunos, desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico e promoção da aprendizagem autônoma. “Por ser uma ferramenta completamente diferente na aprendizagem do aluno no dia a dia, há uma maior motivação e engajamento das turmas. As perguntas podem ser personalizadas de acordo com as demandas de cada sala de aula. Os estudantes conseguem revisar conteúdo de uma forma interativa e em coletividade, fazendo com que a aprendizagem seja mais dinâmica. Além disso, para nós professores, os resultados são rápidos e objetivos, inclusive, com acesso a planilhas de erros e acertos de cada aluno”, disse o professor André Pfister Monteiro.

Para a realização da atividade, foi utilizado o Modo Papel, que é uma opção que permite que os alunos respondam ao questionário usando uma cópia impressa, com um código único, em que cada QR code é atribuído a um aluno específico.

“O ‘sair do tradicional’ já é um grande motivador para o estudante. O uso de tecnologia desperta curiosidade e interesse na aprendizagem, juntamente com o estímulo à competição entre eles. Com essa plataforma podemos revisar conceitos e eventos históricos, identificar áreas que os alunos têm dificuldades, interpretar informações, fazer conexões, comparar eventos e desenvolver habilidades de raciocínio histórico”, afirmou.

Escola do Futuro

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Major Alfredo Pedro Rabayolli está entre as cinco unidades certificadas como “Escola do Futuro”. As demais são: o Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Pastor Oliveira de Araújo, de Vila Velha; a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Mario Gurgel, de Vila Velha; a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Hunney Everest Piovesan, de Cariacica; e a EEEFM Marinete de Souza Lira, da Serra.

O Programa visa fomentar a inovação nas escolas, vinculando projetos pedagógicos à transformação de características físicas, estéticas e tecnológicas.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Geiza Ardiçon
gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI