Alunos desenvolvem projeto de compostagem em Alegre
A ação faz parte das Atividades Pedagógicas Não Presenciais.
O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFM) Aristeu Aguiar, em Alegre, vem promovendo a Educação Ambiental, conscientizando e incentivando os alunos a realizarem o processo de compostagem em suas casas, durante este período de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs).
Partindo desse pressuposto, a professora Juliana Meneguelli propôs a confecção de uma minicomposteira individual, utilizando materiais reciclados, na qual seriam depositados os resíduos orgânicos coletados na cozinha das casas dos estudantes.
“Desse modo, os estudantes podem observar o processo de decomposição a partir da minicomposteira. Os alunos fizeram os registros fotográficos, descrevendo as etapas do processo durante 20 dias, em que provavelmente já tenha ocorrido o aparecimento do húmus, que se apresenta de cor marrom escura, cheiro de bolor, homogêneo e sem restos vegetais. E também o chorume, líquido resultante da decomposição da matéria orgânica. Tanto o húmus quanto o chorume podem ser utilizados como adubo para as plantas e como fertilizantes”, explicou Juliana Meneguelli.
O objetivo da atividade foi fazer com que os alunos compreendessem quais os fatores influenciam no processo e o que transforma os resíduos orgânicos em adubo, por meio da compostagem, oferecendo ao solo um material rico em nutrientes e, principalmente, ajudando a reduzir a quantidade de lixo que vai diariamente para os aterros e lixões.
“Estimular práticas sustentáveis como forma de mudança na visão de mundo e, especialmente, compartilhar saberes e práticas no cotidiano do aluno possibilita mudar paradigmas existentes e formar pessoas que, a partir de sua forma de pensar e agir, serão capazes de transformar o meio onde vivem, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e conscientes”, ressaltou a professora.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon
(27) 3636-7705 / 7706 / 7707 / 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br