09/09/2021 11h32 - Atualizado em 09/09/2021 11h43

Estudantes do CEEMTI Baixo Guandu participam de ‘Tertúlia Literária Dialógica’

O Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) Baixo Guandu desenvolveu, na disciplina de Língua Portuguesa, a ação “Tertúlia Literária Dialógica”. O objetivo foi propiciar um ambiente de igualdade e respeito, baseado no conhecimento e no diálogo, encorajando os alunos a lerem e comentarem sobre obras clássicas, expondo seus argumentos.

A atividade foi baseada no conhecimento das obras clássicas de leitura obrigatória para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Participaram da Tertúlia, além dos alunos e professora da disciplina, a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), Simone Palcich.

“Participei da aula de Língua Portuguesa da professora Jociara Marchiori, realizando trabalho colaborativo com o estudante do AEE Davi Emanuel Vilaça. Na Tertúlia, foi realizado o debate da obra de Graciliano Ramos, Vidas Secas. Toda organização e discussão da aula foi feita pelos estudantes, contando com a participação de todos. Foi uma aula prazerosa e cheia de informações”, disse a professora Simone Falcich.

Os alunos que participaram compartilharam suas experiências.

“Eu nunca tinha participado de uma tertúlia, gostei muito. Tive a oportunidade de expressar minhas opiniões a respeito da obra, foi maravilhoso! Para mim, que já estou lendo e estudando para o Enem, momentos como esse, irão me ajudar muito. Que venha a próxima aula de tertúlia, porque já estou ansioso”, afirmou o estudante do AEE, Davi Vilaça.

“A tertúlia foi uma ótima experiência, uma oportunidade de abordar uma obra clássica, no caso, ‘Memórias Póstumas de Brás Cubas’, de Machado de Assis, de um jeito descontraído e atual. Além disso, pudemos exercitar nossa interpretação e a análise crítica de certas situações”, comentou a aluna Agda Coelho.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI