Alunos líderes de turma atuam como protagonistas para prevenir abandono escolar
A iniciativa é da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Alto Rio Possmoser, em Santa Maria de Jetibá.
Para prevenir a evasão escolar, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Alto Rio Possmoser, em Santa Maria de Jetibá, está realizando uma ação chamada “Estudantes líderes de turma como protagonistas: trabalho na busca ativa para que todos tenham acesso às Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs)”.
Segundo a diretora Adriana Tesch, a escola tem seguido as diretrizes operacionais da Secretaria da Educação (Sedu), mas também tem criado estratégias para manter os alunos estudando. “Estamos desenvolvendo ações que, juntamente com os líderes das turmas do Ensino Fundamental e Ensino Médio, busquem atender aos três princípios definidos pelas diretrizes da Sedu: manter o vínculo do estudante com a escola, prevenção do abandono e da evasão escolar, e a equidade no acesso às APNPs”, ressaltou.
A diretora da escola realizou a primeira reunião de líderes usando webconferência, por meio do Google Meet. “Os jovens protagonistas estão colaborando na busca ativa daqueles que ainda não têm acesso às APNPs, seja por meio digital, seja por meio impresso. Esperamos, com essa ação, atender com mais eficácia aos nossos estudantes, proporcionando acesso às atividades, prevenindo o abandono e a evasão e também mantendo o vínculo escolar”, disse Adriana Tesch.
A aluna do 9º ano Julia Boecker é uma das líderes de turma, que está colaborando com a iniciativa da escola. “Achei uma questão bem importante a ser abordada, pois, mesmo em isolamento social, é necessária uma relação com a escola. Devemos incentivar, animar e ajudar nossos colegas de classe. Com este momento difícil, não estamos sozinhos, mesmo longe um dos outros”, relatou.
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