Alunos realizam teste de esforço nas aulas de Educação Física
Os estudantes do Ensino Médio da Escola Rubens Rangel, em Colatina, tiveram a oportunidade de conhecer aspectos fisiológicos do corpo, durante nas aulas de Educação Física. A ação, idealizada pelo professor Wilson Salume Marino, contou com aulas teóricas, prova escrita e a realização de um teste de esforço físico. Os alunos foram orientados sobre como aferir a frequência cardíaca pelo pulso, entre outras atividades.
O professor explicou que o conteúdo é eletivo. Os alunos foram divididos de acordo com os quatro temas estudados, sendo eles: a saúde, o social, o corpo na representação da arte e a totalidade. “Fiz uma explanação e avaliação do conteúdo e, em seguida, os alunos vivenciaram, na prática, o teste de esforço físico”, destacou.
A turma também realizou teste de 12 minutos intervalado em 4x3 minutos. Eles foram divididos em grupos cooperativos, em que cada componente ficou responsável por uma função, como medir o tempo, anotação dos dados, aferição do pulso e corrida.
O objetivo da atividade, segundo o educador, foi fazer com que os estudantes conhecessem na prática aspectos fisiológicos que quantificam um exercício físico seguro e aprendam, assim, como reage o corpo ao esforço. “Com essas aulas, os alunos conseguem diferenciar o que é uma atividade física (gasto energético além do repouso) de um exercício físico (gasto energético quantificado e calculado), além do conhecimento corporal de cada um”, afirmou.
Texto: Mirela Marcarini
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705/ 7706/ 7766/ 7888
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br