Alunos vivenciam atividades de paratletismo em São Roque do Canaã
Para realizar as modalidades, como tênis, foram utilizadas cadeiras de rodas.
Vivenciar as diferenças. Essa foi a proposta da Escola Estadual Felício Melotti, de São Roque do Canaã, ao executar práticas de atividades de paratletismo com os alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. Para realizar as modalidades, como tênis, foram utilizadas cadeiras de rodas.
Orientados pela professora de Educação Física Emília Forza, os alunos passaram por uma reflexão acerca das deficiências. “Quando conhece realidades diferentes, o aluno aprende e reconhece seu lugar no mundo, absorve valores e aprende a importância da convivência com os colegas que apresentam necessidades educativas especiais”, disse.
A professora relatou também que a acessibilidade abrange não só deficientes, mas também pessoas com mobilidade reduzida por curtos períodos de tempo, como gestantes, idosos ou pessoas com lesões físicas.
“Desenvolver habilidades e competências de respeito aos limites e possibilidades do próprio corpo conhecendo seus aspectos físicos, sociais, culturais e afetivos é um dos objetivos da Educação Física Escolar e de todo cidadão autônomo e crítico”, afirmou a professora.
Texto: Soraia Camata
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/
(27) 3636-7705 / 7706
sccanal@sedu.es.gov.br