03/09/2019 13h25

Charges despertam senso crítico por meio do humor na escola Elvira Barros

O material tem sido usado nas aulas de Artes e tem promovido maior reflexão dos alunos sobre os acontecimentos do cotidiano.

Na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Elvira Barros, localizada no município de Afonso Claudio, a professora de Artes da unidade, Valézia Figueiredo Firgulha, trabalha com os alunos o estilo de ilustração “charge”. O conteúdo tem ajudado a desenvolver nos estudantes maior senso crítico e análise sócio-política dos fatos.

Mais do que satirizar, a charge busca, por meio do exagero, fazer uma denúncia de acontecimentos ou situações do cotidiano através do humor. Comumente utilizada nas editorias de política, a charge exige do leitor um entendimento dos acontecimentos.

De acordo com a professora o objetivo deve ir além da reflexão sobre o que o artista buscou expor e preparar o estudante para, com senso crítico, produzir suas próprias análises do dia a dia. “Em grupos, os estudantes puderam trabalhar fatos do cotidiano em forma de charges para expor seu ponto de vista aos colegas”, contou.

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata
(27) 3636-7705 / 7706 / 7766 / 7888
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br / sccanal@sedu.es.gov.br

Tópicos:
Elvira Barros, charges