Circuito Boas Práticas incentiva protagonismo de alunos em escola de Cachoeiro de Itapemirim
No projeto, os alunos realizam monitoria escolar e a “Gincana Boas Práticas” como exemplos de processos positivos.
A Escola Estadual Newtro Ferreira de Almeida, em Cachoeiro de Itapemirim, desenvolve o projeto “Circuito Boas Práticas”, que proporciona o sentimento de pertencimento à comunidade escolar, redução do índice de faltas e evasão e incentiva o protagonismo estudantil.
Por meio de uma série de tarefas desenvolvidas pelos alunos, dentre elas a monitoria escolar e a “Gincana Boas Práticas”, em seu segundo ano de execução, são evidenciadas práticas disciplinares com reflexos positivos no processo ensino aprendizagem.
Antes de iniciar efetivamente a ação neste ano, a escola promoveu rodas de conversa em cada classe para levantar os seguintes questionamentos: “Qual a escola eu quero? Qual a minha contribuição para a comunidade escolar? O que podemos melhorar”? A partir daí cada turma traçou uma meta a ser alcançada durante a execução das boas práticas.
Neste ano, o modelo de trabalho escolhido foi o “Circuito do Programa Jovem de Futuro”, denominado “Circuito Boas Práticas”. No projeto, ao fim de cada trimestre as turmas farão a correção de rotas dentro das metas traçadas, podendo corrigir as ações desenvolvidas por eles em sala de aula.
“A Gincana Boas Práticas é vista como ponto positivo pela comunidade escolar, os alunos tornam-se responsáveis pelo fazer, exercem liderança com dedicação, responsabilidade e foco no bom andamento da turma”, declarou o idealizador da ação, o Coordenador Pablo Araújo Batista.
Texto: Soraia Camata
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705 / 7706
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br