02/12/2024 15h53 - Atualizado em 02/12/2024 17h55

Clube de Física e Astronomia de Guarapari conquista 1º lugar na VII Mostra de Astronomia do Espírito Santo

Projeto vencedor utiliza inteligência artificial para descrever astros e tornar a astronomia acessível a deficientes visuais.

O Clube de Física e Astronomia da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Zuleima Fortes Faria, localizada em Guarapari, conquistou o 1º lugar na VII Mostra de Astronomia do Espírito Santo (MAES). O evento, realizado nos dias 28 e 29 de novembro de 2024, no campus de Guarapari do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), destacou o projeto "Inovação na acessibilidade em astronomia: automação de telescópio e descrição de astros com inteligência artificial", que alia tecnologia e inclusão para tornar a ciência mais acessível a deficientes visuais.

Desenvolvido ao longo de 2024, sob a orientação do professor Aloisio de Sousa Oliveira, o projeto contou com a dedicação dos estudantes Iago Tolentino Queiroz, Gustavo de Queiroz Gonçalves, Linda Clara da Silva Vicente, Irllam Prates e Daniel Evangelista Moraes Terra. A iniciativa consistiu na criação de um sistema automatizado para telescópios utilizando peças impressas em 3D, programadas com Arduino Uno, e um aplicativo que, por comando de voz, captura e descreve imagens de astros em áudio, proporcionando uma experiência inclusiva para deficientes visuais.

“O primeiro lugar na Mostra de 2024 é um reflexo do esforço coletivo, dedicação e criatividade de nossos alunos e professores. Este projeto não só elevou o nível de conhecimento dos participantes, mas também destacou o potencial da educação científica como um caminho inclusivo e inovador, capaz de transformar realidades”, comentou o professor Aloisio Oliveira.

O projeto não apenas trouxe reconhecimento, como também garantiu aos participantes bolsas de Iniciação Científica Júnior pelo CNPq para 2025, destacando a relevância da inovação e inclusão. Além disso, o kit experimental desenvolvido será submetido a processo de patenteamento, com planos de distribuição em instituições e ONGs para deficientes visuais, ampliando ainda mais seu impacto.

A experiência foi enriquecedora para os alunos, como relatou o estudante Iago Queiroz: “Participar da MAES nos proporcionou experiências de trabalho em equipe, pensamento crítico e criatividade. Superamos desafios e aprendemos juntos, demonstrando que o esforço coletivo é essencial. Foi uma experiência incrível e transformadora.”

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