03/08/2021 13h41

Coordenadores municipais do PARC 2021 participam de formação sobre Avaliação da Fluência em Leitura

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Gerência de Avaliação (GEA), promoverá mais uma capacitação sobre a Avaliação da Fluência em Leitura 2021. Nesta quinta-feira (05), será a vez dos coordenadores municipais do Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC) e demais profissionais envolvidos na realização dessa avaliação, que serão capacitados. A Avaliação será aplicada de 16 a 27 de agosto de 2021. 

O objetivo da ação é promover os alinhamentos necessários entre os 76 coordenadores municipais e os coordenadores regionais, representantes das 11 Superintendências Regionais de Educação (SREs), bem como promover a apropriação dos procedimentos pedagógicos e operacionais relativos ao processo de aplicação da avaliação, de acordo com os materiais, instrumentos e procedimentos indicados pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), responsável pelo desenvolvimento da Avaliação. 

A capacitação será transmitida pelo canal da Sedu no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCrhGi-4uMzAnpC0Bv8ELebQ.

O objetivo da Avaliação da Fluência em Leitura é aferir o desempenho dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental no processo de aprendizagem do código alfabético da Língua Portuguesa, aspecto fundamental para a alfabetização e o desenvolvimento da compreensão de textos escritos. Após a aplicação da avaliação e divulgação dos resultados, será possível identificar o nível de fluência em que cada estudante se encontra, de modo que sejam desenvolvidas ações que consolidem o processo de alfabetização. 

Avaliação da Fluência em Leitura 

A Avaliação da Fluência em Leitura é uma das ações previstas no Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC) 2021, instituído no Espírito Santo, a partir do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), que é uma iniciativa do Governo do Estado, com o objetivo de fortalecer a aprendizagem das crianças desde a Educação Infantil até as séries finais do Ensino Fundamental, desenvolvida a partir do estabelecimento de um regime de colaboração entre o Estado e as redes municipais de ensino. 

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata

 

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