14/10/2019 10h19

Cultura, cidadania e serviços gratuitos durante Ação Integrada pela Cidadania em Terra Vermelha

Milhares de pessoas entre crianças, jovens e adultos participaram, neste sábado (12), da primeira Ação Integrada pela Cidadania, realizada no bairro Terra Vermelha, em Vila Velha. O evento promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) – que coordena o eixo de proteção social do Programa Estado Presente Em Defesa da Vida –, ofereceu atividades e serviços gratuitos à comunidade. Testes rápidos de saúde, assistência jurídica, emissão de documento, orientações de defesa ao consumidor, além de apresentações culturais e recreação para as crianças foram algumas das atividades. A ação foi realizada na Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Prof. Paulo Cesar Vinha (CAIC).

Além do governador do Estado, Renato Casagrande, e da primeira-dama, Maria Virgínia Casagrande, prestigiaram o evento a vice-governadora Jaqueline Moraes, vários secretários e subsecretários de Estado, bem como o prefeito de Vila Velha, Max Filho, entre outras autoridades e lideranças comunitárias da região.

Em sua fala, Casagrande destacou a importância desta Ação Integrada, que foi a primeira desde a retomada do Programa Estado Presente em Defesa da Vida no início deste ano.

“É um dia para prestarmos serviços, praticar esporte, mas o que a gente quer mostrar é que o Governo do Estado tem que estar aqui todos os dias. Dentro do Estado Presente vamos colocar o Centro de Juventude aqui na Região 5. Não será apenas para a juventude, mas para as pessoas de mais idade também. No Estado Presente temos operações policiais e estamos conseguindo reduzir os homicídios, mas para enfrentar violência não basta apenas a força policial. Temos que ter saúde, educação, serviços sociais, infraestrutura e saneamento básico. A Região 5 precisa muito de nós. Precisamos de menos armas e mais paz”, reforçou o governador.

A secretária de Direitos Humanos, Nara Borgo, ressaltou que a segurança cidadã é tão fundamental quanto a proteção policial. “Nós entendemos que a Polícia é extremamente importante, mas a gente também garante segurança através da saúde, da educação, da cultura, de assistência social, entre outros direitos. Então oferecemos todos esses serviços à comunidade da Grande Terra Vermelha durante o dia de hoje. Estamos com uma relação forte com o bairro, no intuito de mostrar e reforçar as potencialidades e talentos das juventudes da região. Eles estão com a gente numa programação cultural incrível, com música, grafite e muito mais. O que queremos é esta integração social mesmo”, afirmou.

Nara Borgo também enfatizou a satisfação em poder realizar essa Ação Integrada pela Cidadania. “Neste período de gestão, com a retomada do Estado Presente, o Governo do Estado conseguiu reduzir os índices de homicídio no Espírito Santo e quanto menos homicídios, mais vidas preservadas. É uma grande alegria poder retomar também essas ações, que fazem parte do eixo de proteção social, que está tendo a sua primeira grande entrega”, ressaltou.

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) esteve presente na ação, com a presença do secretário Vitor de Angelo, da subsecretária da Educação Básica, Andrea Guzzo e da assessora da Educação Especial Sumika Soares. “Para este momento, articulamos com o Município  de Vila Velha nas atividades culturais, como teatro Infantil, com alimentação apresentações dos alunos da Escola Estadual Mário Gurgel, localizada em Terra Vermelha”, contou Sumika.

 Relatos

Glauciete da Silva Rodrigues aproveitou o serviço ofertado pela Polícia Civil para tirar a identidade das filhas. “Cheguei cedo para conseguir pegar, mas é um serviço que facilita por estar sendo prestado dentro do bairro”, pontuou.

Já Taina Almeida Dias, 16 anos, conseguiu dar um pontapé para a sua qualificação. “Me inscrevi no curso de Informática. Sempre quis fazer, mas não tive a oportunidade ainda. A equipe foi muito simpática e nos tratou muito bem”, enfatizou.

No Espaço Primeira Infância, que foi uma das novidades desta Ação Integrada, Andrielly Gomes, mãe da Julia, de um ano, levou a filha para a tenda de desenvolvimento. “Ela aprendeu as coordenações motoras e eu a como tratar o desenvolvimento dela. Gostei bastante”, disse.

A 1ª Ação Integrada pela Cidadania contou com a parceria da Prefeitura de Vila Velha e diversos Órgãos estaduais – Secretarias de Estado de Cultura (Secult); Segurança Pública e Defesa Social (Sesp); Esportes e Lazer (Sesport); Saúde (Sesa); Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional (Secti); Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades); Turismo (Setur); além da Defensoria Pública, Procon Estadual, Polícias Civil (PCES) e Militar (PMES), Corpo de Bombeiros Militar (CBMES), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Rádio e Televisão Espírito Santo (RTV-ES).

Ao todo, o evento contou com o apoio de aproximadamente 300 voluntários.

Programa Estado Presente

O programa tem como objetivo a redução dos índices de violência e criminalidade, com foco especialmente em crimes letais, além de reduzir a vulnerabilidade da juventude à violência. Desde a sua retomada no início deste ano, a iniciativa do Governo do Estado tem alcançado bons resultados, como destaca o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, que atua também como coordenador-executivo do Estado Presente.

“O Estado Presente, com ações envolvendo o sistema de justiça criminal, e a forte articulação com o Ministério Público, o Poder Judiciário e a Defensoria Pública, entre janeiro e setembro deste ano foi responsável por uma queda de 17,6% no número de mortes violentas no Estado", apontou Duboc, que também associa o sucesso do Estado Presente ao fato de ser um programa transversal de governo.

“Ele promove a articulação entre as secretarias e órgãos do Governo capixaba, priorizando a implantação de ações e projetos voltados para o controle da criminalidade e prevenção à violência, a partir da ampliação do acesso aos serviços básicos e promoção da cidadania em regiões caracterizadas por altos índices de vulnerabilidade social”, completou o secretário de Estado e coordenador-executivo do Programa.

Fotos galeria: Ademir Ribeiro e Hélio Filho/Secom

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
 (27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da SEDH
Letícia Passos
(27) 3636-1334 / 99289-9566
leticia.freire@sedh.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da SEP
Claudia Feliz
(27) 3636-4258 / 99507-4071
claudia.feliz@planejamento.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705/ 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI