07/06/2019 16h15 - Atualizado em 07/06/2019 17h17

Dinâmica interdisciplinar desperta recordações familiares de alunos em Alto Rio Novo

Atividades possibilitam aos estudantes perceberem as conexões entre as áreas de Linguagens e Ciências Humanas.

Com o objetivo de explorar o gênero textual “Memórias Literárias” e trabalhar oficinas referentes a Olimpíada de Língua Portuguesa, a professora Daiane Borges desenvolveu, junto com o professor de Geografia Rainei Jadejisk, a dinâmica “Memórias, espaços e temporalidades” com algumas turmas do 6º Ano da Escola Pastor Antônio Nunes de Carvalho, do município de Alto Rio Novo.

Na primeira parte da dinâmica, os estudantes, com os olhos fechados ou vendados, deveriam identificar cheiros e registrar o que eles achavam que era e qual aroma lembrava. No final, houve uma colocação em comum, por meio de uma roda de conversa, sobre as memórias que os cheiros trazem e os espaços geográficos e temporalidades que eles remetem.

O professor de Geografia destacou que “atividades como essa possibilitam aos estudantes perceberem a interdisciplinaridade entre a área de Linguagens e Ciências Humanas, já que as memórias remetem a recordações que aconteceram em um tempo e em um espaço”.

Na segunda parte da dinâmica, os alunos recordaram histórias referentes aos objetos que eles levaram de casa para a escola, e que faziam referência a alguma memória de família. Os objetos foram colocados previamente em uma caixa e eram escolhidos aleatoriamente pelos estudantes da turma que tentavam descobrir a quem pertencia o objeto e qual história ele trazia consigo. Ao final, o dono do objeto se manifestava e contava sobre a lembrança que a família tinha.

Para a professora responsável pelo projeto Daiane Borges, “as atividades contribuíram para que os estudantes manifestassem os seus sentimentos, pois alguns estudantes se emocionaram com a histórias relembradas sobre os objetos”.

A coordenadora de linguagem da Escola, Verônica Timóteo, afirmou que “a iniciativa colaborou para a promoção da socialização entre os estudantes, reafirmação dos valores de família, bem como para a empatia”.

Texto: Soraia Camata

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705/ 7706/ 7766/ 7888
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI