04/10/2021 15h51

Disciplina eletiva desafia estudantes escolherem entre arquitetura e engenharia civil

O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Marita Motta Santos, de São Mateus, ofertou a disciplina eletiva “Arquitetura ou Engenharia Civil? Qual eu escolho?”, destinada aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental.

A disciplina tem sido desenvolvida pelos professores de Geografia, Eugênio Arrezzi, e de Matemática, Gilmara Pandolfi. A proposta dessa eletiva é trabalhar os conteúdos de Matemática e Geografia, articulados à área da Engenharia Civil e da Arquitetura.

As aulas proporcionam experiências aos estudantes, como construção de casa em origami 3D; produção de croqui, uma espécie de desenho de moda ou um esboço qualquer; de uma planta baixa e maquete de casa em 3D; e a elaboração de uma planta baixa, buscando a decoração dos ambientes, entre outras. Além disso, são realizados estudos sobre pavimentação, topografia, meio ambiente e instalações elétricas.

Uma das aulas práticas da disciplina utilizou como estratégia pedagógica a parede quadriculada do pátio interno da escola, permitindo aos estudantes explorar e analisar a evolução dos conhecimentos matemáticos nos conceitos de área e perímetro.

Para a diretora Bruna Bonomo, é possível observar a criatividade dos professores de explorar os espaços da escola e dar vida a eles. “Apoiamos sempre as ideias inovadoras dos professores e estudantes, pensando que a escola precisa ser atrativa e acolhedora em tempos tão desafiadores”, disse.

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata