Educação financeira é tema de jogo em Escola da Serra
Através dos conceitos trabalhados no jogo, o professor espera contribuir para maior estabilidade econômica dos estudantes
Como parte de um projeto que pretende auxiliar na importância da educação financeira dos jovens para a organização sócio financeira familiar, o professor de Matemática, Carlos Costa dos Reis, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Rômulo Castello, na Serra, vem oportunizando aos estudantes a chance de elaborar um jogo que decorra sobre a temática.
Deste modo, durante o contra turno escolar, ao logo de todo letivo o professor vem trabalhando em oficinas semanais para oportunizar aos alunos tais conhecimentos. E, como forma de colocar em pratica e trabalhar os conhecimentos adquiridos, os alunos desenvolveram os jogos lúdicos e dinâmicos de tabuleiro.
Através de conceitos como organização financeira, consumo consciente e sustentável, poupança, investimentos e outros, o professor espera que os jogos contribuam para a estabilidade econômica das famílias. Ainda durante as aulas, Carlos dos Reis apresentou aos alunos o que são os commodities (produtos) e as operações financeiras desenvolvidas no Brasil e no mundo a modo de reforçar ou mesmo ampliar os conceitos de matemática financeira debatidos em aula regular.
De acordo com o professor a criação dos jogos foi enriquecedora pois “uma vez que os alunos precisaram pesquisar a dinâmica e organização dos jogos, além de adequar as regras e normas aos conceitos desenvolvidos nas aulas e oficinas. Puderam, ainda, dar uma pitada da personalidade de cada um segundo seu perfil de investidor: alguns mais conservadores e outros mais arrojados na sua produção”, destacou o professor.
Texto: Cícero Giuri
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