Educação inclusiva faz parte de Jornada de Planejamento Pedagógico de escola em Serra
A unidade de ensino contou a com a parceria da Apae de Laranjeiras.
Profissionais da Escola Clóvis Borges Miguel, na Serra, participaram de uma formação para estudar o Transtorno do Espectro Autista (TEA), bem como capacitar os professores para que pratiquem uma educação mais inclusiva. A capacitação fez parte da Jornada de Planejamento Pedagógica (JPP) e contou com a parceria da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Laranjeiras.
A equipe especializada da instituição, composta pela diretora, Renata Lemos Garcia; a psicóloga, Karina Costa Avancini; e a fonoaudióloga Joselice Bueno da Conceição Ferreira, explicou a importância da atenção desde o diagnóstico pela família até a rotina diária dos alunos na escola. A instituição foi escolhida por conta do elo que envolve as duas unidades, que são os estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A professora de Língua Portuguesa, Janaína Alencar, participou do momento e falou que foram feitas adaptações curriculares das atividades desenvolvidas em sala de aula, trabalhando e avaliando o desenvolvimento sensório-motor dos alunos com TEA. “É de extrema importância envolver a família durante todo o processo educacional. Enfim, foi um aprendizado ímpar em nossa formação”, contou Janaína.
A Jornada de Planejamento Pedagógica (JPP) foi realizada nas escolas nesta segunda-feira (21). A atividade é prevista no calendário escolar e já foi realizada, este ano, nos dias 1 e 4 de fevereiro e 7 e 8 de março. A última da jornada será no dia 03 de setembro.
Texto: Soraia Camata
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